Paladar

OS MELHORES DE 2009, parte 11

26 dezembro 2009 | 20:26 por Roberto Fonseca

Joselito Silva, presidente da Acerva-ES. Foto: Arquivo pessoal

Embora fique já um pouco distante dos “pólos cervejeiros” do País (considerando a dificuldade em chegada de marcas importadas, nacionais e insumos), o Espírito Santo tem, sim, produções caseiras, e boas. E, também, uma Associação de Cervejeiros Artesanais, a Acerva-ES, que é presidida por Joselito Silva. Ele também produz receitas em casa. Veja o voto dele na enquete do blog:

1) A ‘top das tops’ de 2009
Wäls Quadruppel (Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte-MG). Refermentada na garrafa, antes é recebe chips de carvalho maturados em cachaça mineira.

2) Melhor Ale
Estrada Real IPA da Falke Bier (de Ribeirão das Neves-MG) dos meus amigos Ronaldo e Marco Antonio Falcone. Um grande estilo de cerveja.

3) Melhor lager
Colorado Cauim (Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto-SP)

4) Destaque nacional
Áustria Weiss (Cervejaria Krug Bier, de Belo Horizonte-MG), por ser uma cerveja de trigo diferenciada das importadas, mais leve e suave.

5) Destaque importado
Unibroue La Fin du Monde (do Canadá)

6) Novidade cervejeira
Falke Vivre Pour Vivre (Falke Bier, de Ribeirão das Neves-MG)

7) Fato cervejeiro
Continuação do Concurso Mestre-Cervejeiro da Eisenbahn, incentivando a cultura da cerveja artesanal.

8) Pior momento cervejeiro
Continuam sendo os altos impostos cobrados no Brasil na área de bebidas, sendo que a cobrança é feita de forma geral para todos, trazendo prejuizos aos menores produtores, que não têm como competir com o monopólio aqui implantado.