Paladar

OS MELHORES DE 2009, parte 13

29 dezembro 2009 | 15:47 por Roberto Fonseca

O mestre-cervejeiro Cláudio Zastrow. Foto: Arquivo pessoal

Mestre-cervejeiro com passagens pela Carlsberg, na Dinamarca, Cláudio Zastrow tem a cerveja no DNA da família. Ele é filho do cervejeiro Curt Zastrow, ex-Antarctica de Joinville e atualmente na Zehn Bier, em Brusque. Na opinião deste blog, é uma das promessas da nova geração de cervejeiros no País. A conferir (hehehe). Veja os votos dele na enquete:

1) A ‘top das tops’ de 2009
Todas as ótimas cervejas brasileiras premiadas internacionalmente em 2009 (nota do blog: este ano, receberam medalhas no European Beer Star, na Alemanha, a Eisenbahn Dunkel, de ouro; Bamberg Rauchbier e Eisenbahn Weizenbock, de prata; e Baden Baden Stout, de Bronze). Um brinde para a qualidade das cervejas produzidas no Brasil.

2) Melhor ale
Posso citar várias importadas e nacionais, mas vai um destaque para a Sierra Nevada Pale Ale e a Colorado Demoiselle.

3) Melhor lager
Não uma cerveja, mas sim um estilo: Schwarzbier.

4) Destaque nacional
As Associações de Cervejeiros Artesanais (ACervAs). Ótimas cervejas caseiras, eventos bem organizados e boas parcerias em prol do aumento da diversidade do mercado cervejeiro.

5) Destaque importado
Leffe e Hoegaarden, ótimas cervejas que continuam no mercado em 2009: muito fáceis de serem encontradas e a bons preços.

6) Novidade cervejeira
Blog do Bob no Paladar – O Estado de São Paulo (nota do blog: menos, nobre, menos…mas valeu pela lembrança hahaha)

7) Fato cervejeiro
Brasil Brau 2009: ótimo momento, boas novidades, encontro de colegas e a união do meio cervejeiro. E o lançamento de importante e variada bibliografia em português (Larousse da Cerveja, Guia Ilustrado do Michael Jackson, O Livro da Cerveja etc).

8) Pior momento cervejeiro
Aumento da carga tributária para o setor em janeiro. A diversidade, a qualidade, a boa gastronomia aliada à cerveja, ao turismo e à cultura fomentados por este segmento deveriam receber incentivos.