Paladar

OS MELHORES DE 2009, parte 5

21 dezembro 2009 | 18:32 por Roberto Fonseca

A mestre-cervejeira Cilene Saorin. Divulgação

Ok, Cilene, está perdoada! A mestre-cervejeira e beer sommeliére, dona de refinada sutileza, nos deixou (blogueiro e leitores) a ver navios nos três primeiros itens da enquete virtual feita por este diário cervejeiro. Tudo bem, a justificativa é boa e os comentários seguintes, bastante interessantes (em especial quanto ao curso de sommelier da Doemens, escola alemã, que terá sua verão brasileira, projeto organizado por ela). Mas que este blog está pensando seriamente em contratar uma agência de espionagem para descobrir as respostas das melhores cervejas, isso está. Falta só o orçamento (hehehe).

1) A ‘top das tops’ de 2009
2) Melhor ale
3) Melhor lager
Para as três primeiras perguntas, vale ponderar que as respostas são flutuantes porque dependem da ocasião, da gastronomia, do estado de espírito… Como diz Philippe Starck (designer super fera que assina o projeto Fasano Rio): “Perguntar minha cor preferida é como perguntar a um músico sua nota preferida ou a um escritor sua letra preferida. Qualquer cor, letra ou nota só nos interessa no conjunto”. Penso que as cervejas para mim funcionam da mesma maneira – a mais delicada das cervejas em um dia em que simplicidade é tudo o que se quer; a mais intensa das cervejas em outro dia em que só a complexidade vai satisfazer. Diante disso, seria injusto eleger apenas três rótulos…

4) Destaque nacional
A brasileira Bamberg Rauchbier com medalha (nota do blog: de prata) no European Beer Star 2009. Rauchbier de reputação fora de Bamberg! Quem diria…

5) Destaque importado
A espanhola ‘Damm Inedit’ com medalha no European Beer Star 2009 (ouro na categoria “cerveja de alta fermentação com cereais alternativos). Espanha, um país cervejeiro! E não é de hoje…

6) Novidades cervejeiras
De um lado, frutas inusitadas: jabuticaba na ‘Vivre Pour Vivre’ da Falke Bier e romã na ‘Uno’ da Melograno. De outro, lúpulo que nunca tinha passeado pelo Brasil, o Hersbrucker, na Paulistânia da Bier&Wein. Todas belas cervejas com pitadas de ousadia! E o “Curso de Formação Profissional de Sommelier de Cervejas” finalmente sai em 2010! Não queiram saber o trabalho que tem dado… (risos).

7) Fato(s) cervejeiro(s)
Randy Mosher (jornalista e cervejeiro dos EUA), comitiva da Brewers Association (EUA), Charlie Papazian (EUA), Conrad Seidl (jornalista e crítico cervejeiro da Áustria), dentre outros profissionais do negócio de cervejas no mundo, visitaram o Brasil em 2009. Alguma coisa especial anda acontecendo por aqui?
Cerveja à mesa: cenário e assunto em todas as mídias gastronômicas do país! Acredito que fincamos a bandeira!

8) Pior momento cervejeiro
Diante de todos estes esforços e conquistas, será que o governo não poderia rever a política de impostos federais implementada no início de 2009 e permitir que siga ocorrendo este desenvolvimento econômico? Sem contar no amadurecimento gastronômico…

Ficou com água na boca?