Paladar

OS MELHORES DE 2009, parte 6

22 dezembro 2009 | 15:55 por Roberto Fonseca

O jornalista e cervejeiro Ricardo Amorim. Foto: Arquivo Pessoal

Apreciador de boas cervejas quando o trabalho de jornalista dá uma folga (hum, onde já vi isso antes?) e flamenguista assumido – sim, aquele time do Rio que cedeu seu escudo para a latinha da Schincariol !!! -, Ricardo Amorim tem um blog sobre a nobre bebida, o Cerveja Só. Entre suas respostas à enquete do blog, uma merece destaque: a dificuldade que as microcervejarias Colorado, de Ribeirão Preto, e Bamberg, de Votorantim, enfrentam junto aos órgãos competentes (?) do governo para registrar a palavra “Vintage” em suas cervejas; a resposta oficial é que “vintage não é termo de cerveja”. Não se trata, porém, de exclusividade brasileira: li num livro do Michael Jackson que a cervejaria Anchor, dos Estados Unidos, teve de usar a palavra “ale” no rótulo de sua barley wine, porque o governo lá não considerava possível haver um “vinho de cevada” (que, na verdade, é apenas o nome do estilo). Leia mais sobre as respostas do Amorim:

1) A ‘top das tops’ de 2009
é de 2008, que bebi em 2009: a Fuller´s Vintage Ale 2008. e ainda tenho guardadas duas garrafas, pra abrir em 2010, 2011, quem sabe…

2) Melhor ale
Pra ficar nas nacionais, meu voto continua sendo da Colorado Indica

3) Melhor lager
A Eisenbahn 5, mantida no mercado com muito sabor e grande drinkability. É a minha cerveja do dia-a-dia, aquela pra tomar uma depois de um dia cansativo no trabalho.

4) Destaque nacional
A Bamberg Rauchbier, medalha de prata no European Beer Star, na Alemanha

5) Destaque importado
A prometida chegada das americanas Rogue, Flying Dog e Anderson Valley, que serão trazidas pela Tarantino, braço cervejeiro de uma grande importadora que traz desde as sobremesas do Burger King a pneus de automóveis. As americanas artesanais e de micro cervejarias são a maior novidade mundial no mundo cervejeiro, na minha humilde opinião.

6) Novidade cervejeira
Nem todas são necessariamente boas novidades, mas temos que registrar a Antarctica Sub Zero com evento de lançamento espetacular e uma verba de publicidade astronômica, a Paulistânia, de uma importadora, as Baden de 330ml da Schin, a Bohemia na TV (Harmonize) e o Edu Passarelli no rádio “Viagem pelo Mundo da Cerveja” e na TV, no Mais Você da Ana Maria Braga.

7) Fato cervejeiro
A Brasil Brau, com crescimento espantoso de 2007 pra 2009, que atraiu a atenção até de estrangeiros. E a festa das Acervas no Rio, evento pra mil pessoas com muitas cervejas artesanais de ótima qualidade

8) Pior momento cervejeiro
A burocracia que impede os lançamentos da Colorado Vintage Rapadura e da nº1 da Biertruppe

Ficou com água na boca?