Paladar

OS MELHORES DO ANO, parte 15

31 dezembro 2009 | 15:00 por Roberto Fonseca

Edu Passarelli. Foto: Alex SIlva/AE - 14/5/2009

Um dos personagens mais bem informados do meio cervejeiro, Eduardo Passarelli é um dos precursores em harmonizar cerveja e comida no Brasil. Alèm do blog Edu Recomenda, ele ainda estä à frente da Forneria Melograno, um dos templos da nobre bebida na capital paulista. Veja como ele votou:

1) A ºtop das topsª de 2009
Ola Dubh 40. Cerveja que que foge do convencional e mescla sabores inusitados, boa parte deles vinda dos barris de uísque usados na maturação.

2) Melhor ale
Sou muito fã da Colorado Indica. Como é a minha cerveja para o dia-a-dia, não poderia deixar de mencionar ela!

3) Melhor lager
Harviestoun Schiehallion. É incrível como esta cerveja é saborosa e tem um ótimo drinkability.

4) Destaque nacional
Bamberg Rauchbier. Além do merecido prêmio no Beer Star, ela vem conquistando paladares aqui no Brasil, apesar de ser um estilo de difícil aceitação. E também por coroar o belo trabalho da Bamberg.

5) Destaque importado
Meantime IPA. Simplesmente perfeita!

6) Novidade cervejeira
Pode citar a Biertruppe Vintage N1? Apesar de não ter sido lançada oficialmente, já que o governo quer que ela mature por burocracia, levamos elas a alguns eventos, e ouso dizer que ela é a melhor cerveja nacional.

7) Fato cervejeiro do ano
A vinda de grandes nomes da cerveja ao Brasil, como Randy Mosher, Conrad Seidl e Charles Papazian. O Brasil está fazendo um belíssimo trabalho cervejeiro, e ele já ecoa no exterior, despertando o interesse nestes profissionais para nossa cultura cervejeira.

8) Pior momento cervejeiro
A burocracia do governo para liberar novas produções nacionais.

Ficou com água na boca?