Paladar

Therezópolis lança cerveja dunkel

25 maio 2009 | 18:09 por Roberto Fonseca

Foto Therezópolis Ebenholz (Divulgação)

Depois de lançar seu carro-chefe, a Therezópolis Gold, em short neck, a a cervejaria St. Gallen deve lançar, ainda em maio, uma cerveja do estilo dunkel, que foi batizada de Ebenholz, ou ébano em alemão. De acordo com o fabricante – leia-se “ainda não foi avaliada pelo blog” (hehehe), é uma cerveja com sabor maltado (leva quatro tipos do grão), notas de torrefação e equilíbrio com o lúpulo.

Outro detalhe importante informado pela cervejaria: trata-se de uma cerveja puro malte. Ou seja: espera-se que isso signifique nada de corantes caramelos, extratos e afins, tema já abordado – e criticado – no post anterior. A cerveja ainda tem filtragem parcial, fazendo com que a garrafa contenha depósito de levedura no fundo. Posso estar errado, mas isso deve fazer com que ela tenha algum tipo de evolução com o tempo.

Ficou com água na boca?

Agora é esperar os próximos dias, quando a cerveja chega às prateleiras. Embora a versão Gold da Therezópolis não me empolgue muito – não foge da linha “pilsen sem amargor” brasileira -, estou bastante curioso para degustar a Ebenholz. E, em especial, compará-la com outros exemplares similares no mercado, como a Eisenbahn Dunkel (que está mais para schwarzbier) e a Falke Bier Ouro Preto. A ver, a ver…