Paladar

Wikibier ocorre sábado e não deve ter micros e homebrewers do Paraná

30 agosto 2012 | 00:05 por Roberto Fonseca

EM TEMPO: a edição de 2012 ocorreu, ainda que sem o acordo com as associações. E a organização diz que já confirmou a edição de 2013 do evento.

Bem, nobres leitores do blog. Volto a escrever por aqui em plena campanha eleitoral para dar duas notícias. A primeira é que a segunda edição do Wikibier, festival paranaense de cervejas, ocorre sábado, dia 1º, em Curitiba. O evento promete reunir 120 rótulos da bebida. Mais informações podem ser obtidas neste link.

A segunda notícia, porém, é de que as microcervejarias e cervejeiros caseiros do Paraná, que participaram em peso do evento no ano passado, anunciaram há pouco, em decisão conjunta, que não participarão do evento. O motivo: falta de acordo financeiro entre as partes. Segundo apurou o blog, o problema seria o valor a ser repassado aos produtores por litro de cerveja servido no evento. Veja a nota das entidades que representam microcervejeiros e produtores caseiros:

“Aos apreciadores de cervejas especiais Curitibanas

As Microcervejarias e Homebrewers de Curitiba sentem muito por não participar do evento “Wikibier” e, sobretudo, por não prestigiar o público Curitibano neste evento.

Após várias tentativas de ambas as partes, não foi possível chegar a um acordo comercial entre as associações cervejeiras e a organização do evento.

Apesar desta perda, o movimento cervejeiro Paranaense sai fortalecido deste episódio, pois ele catalisou uma mobilização em prol da união entre as Micro-cervejarias locais, retomando a criação da Associação das Microcervejarias Paranaenses e ressaltando a união desta com a ACervA-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses).

Esperamos que nas próximas oportunidades estejamos todos juntos, apresentando nossos produtos e demonstrando nosso amor pela cidade, pela cultura cervejeira e por nosso fiel público.

Associação das Microcervejarias Paranaenses

ACervA-PR – Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses”

EM TEMPO:  organização do evento ainda não se pronunciou sobre a carta das associações, mas informou que o Wikibier terá cervejas da marca dinamarquesa Mikkeller. Importadas pela Tarantino, elas já foram, ainda segundo os organizadores, liberadas hoje no porto de Itajaí. Além dos rótulos, deve ir ao Wikibier o dono da Mikkeller, Mikel Borg.

EM TEMPO 2: A organização do evento se pronunciou. Em suma, diz que as negociações ainda não acabaram – o que não é confirmado pelas associações. E que haverá outras cervejas no evento.  Leia abaixo:

“Em relação à nota divulgada, a produção do Wikibier Festival esclarece:

Para atender plenamente à expectativa do público, o Wikibier Festival contará com destacados rótulos de diversos países, estados e, inclusive, do Paraná – neste caso, com a participação de produtores não filiados às duas associações.

Com o objetivo de contar com os produtores ligados às referidas associações, o Wikibier reforça que buscou – e continua buscando – uma proposta comercial viável, levando em conta repercussão, orçamento e dimensão do evento, mas a mesma não foi concretizada por falta de acordo até o momento.

Em sintonia com anseios dos produtores participantes, o evento ressalta que vai atuar em duas importantes frentes: ampliando e promovendo o contato direto com um grande público e, ainda, criando a oportunidade de realizar o intercâmbio de ideias com colegas cervejeiros de outros estados e países. Entre os convidados internacionais estão o cervejeiro dinamarquês Mikkel Borg, da Mikkeller, e o norte-americano Ken Weaver, crítico do site Rate Beer.

O Wikibier terá mais de 120 rótulos de vários países e estados brasileiros, gastronomia, cinco shows, em uma ampla área temática.

Sem dúvida, o público e os participantes vão desfrutar de um grande evento.

Saúde!
Assessoria de Imprensa – Wikibier Festival”

Tags: