Paladar

À mineira

07 novembro 2012 | 18:30 por Patrícia Ferraz

Um dos principais concursos de qualidade de cafés especiais no Brasil, o Cup of Excellence Early Harvest, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) define seus campeões esta semana. Amostras de cinquenta produtores serão analisadas por um júri composto de provadores e classificadores das principais empresas compradoras de café do mundo, oriundos da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. As avaliações ocorrem em Londrina (PR), no Instituto Agronômico do Paraná.


Até sexta-feira, 9, os jurados definirão, com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida, quais são os melhores cafés cerejas descascados ou despolpados produzidos no Brasil em 2012. Os vencedores participam de um leilão internacional, via internet, no dia 10 de janeiro de 2013.


Entre as cinquentas amostras selecionadas, há representantes da Bahia e de São Paulo. Mas a maioria é mineira: são 45 produtores da região. A relação completa dos finalistas está no site da BSCA.

Tags:

Ficou com água na boca?