Paladar

Ainda os melhores de 2012

18 janeiro 2013 | 23:27 por Patrícia Ferraz

Continua a temporada de concursos de qualidade da safra 2012. Cafés mineiros e paulistas se classificaram hoje para a avaliação do júri internacional do Cup of Excellence Natural Late Harvest. Para a última fase da competição foram selecionadas 43 amostras de produtores do Cerrado, Sul e Matas de Minas Gerais e da Mogiana de São Paulo, que disputam na próxima semana o título de melhor café natural (colhido e seco com casca) do país.

 

FOTO: Cynthia Almeida Rosa/Estadão

 

A partir de segunda-feira, 21, os lotes qualificados serão reavaliados por profissionais de prova e classificação de todo o mundo. Os grãos que receberem notas acima de 85 pontos (escala de 0 a 100) serão eleitos vencedores do certame e terão o direito de participar de um leilão, via internet, no dia 14 de março. Veja a lista completa dos cafés selecionados no site da BSCA.

 

Já o Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café (leia mais aqui) teve todos os lotes finalistas arrematados durante leilão encerrado na noite de ontem, 17. Maior média da competição e também vencedor na categoria microlote, o produto cultivado por José Alexandre de Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, em Espera Feliz (MG), foi arrematado pela cafeteria Santo Grão. Já o Consórcio RN, formado pelas cafeterias Genot Cafés Especiais (Natal, RN) e Ateliê do Grão (Goiânia, GO) e pela torrefadora Nuance Cafés Especiais (Araguari, MG), comprou os grãos de Amélia Ferracioli Delarisse, de Patrocínio (MG).

 

Os cafés adquiridos no leilão devem chegar ao mercado em abril. As embalagens serão numeradas.

Tags:

Ficou com água na boca?