Paladar

Na estante

23 dezembro 2012 | 09:07 por Patrícia Ferraz

Publicações gastronômicas nem sempre se empenham em produzir livros sobre café. Mas esse ano foi diferente: uma boa leva de obras a respeito da bebida foi escrita. Confira a seleção de lançamentos notáveis feita pelo The New York Times.

 

The Blue Bottle Craft of Coffee/Reprodução

Ficou com água na boca?

 

The Blue Bottle Craft of Coffee: Growing, Roasting, and Drinking, With Recipes, de James Freeman, Caitlin Freeman e Tara Duggan (Random House). A obra do fundador da torrefadora Blue Bottle, de Nova York e São Francisco, é um guia para quem bebe café todo dia e deseja saber mais sobre o que está na xícara. Há capítulos que discorrem a respeito de como o grão é cultivado e processado, de qual a importância da torra e de como vaporizar leite. Quem ainda não está completamente convencido da importância de comprar um moedor, tem boas chances de mudar de ideia após a leitura. (240 págs.; R$ 75,50, na Livraria Cultura)

 

Coffee Life in Japan, de Merry White (University of California Editora). O livro é um estudo cuidadoso da cultura centenária de café no Japão, desenvolvido por uma professora de antropologia da Universidade de Boston. Não espere encontrar dicas de onde comprar grãos moídos na hora ou algo do gênero. Em vez disso, é narrada a relação que os japoneses mantêm com o café, desde que a bebida apareceu por lá, em 1690, até a inauguração da primeira cafeteria em Tóquio, em 1888. A linguagem é mais sisuda, acadêmica, mas ainda assim permite transparecer a paixão que a autora tem pelo assunto. (243 págs.; R$ 208,90, na Livraria Cultura)

 

Joe: The Coffee Book, de Jonathan Rubinstein, Gabrielle Rubinstein e Judith Choate (Lyon P

Tags: