Paladar

Tendências

14 novembro 2012 | 22:07 por Patrícia Ferraz

Falamos muito de campeonatos de baristas, mostrando os bons resultados dos representantes brasileiros nas competições internacionais. Mas além de testar as habilidades desses profissionais, os torneios podem revelar o que está na moda no mundo do café.

 

O site da revista Espresso fez uma bela compilação de dez tendências que estão despontando no consumo da bebida, a partir do que aconteceu nos mundiais em 2012. Além do café filtrado, do qual o próprio Paladar já falou (leia aqui), há a valorização do café natural, que seca com a casca no terreiro e, se bem cuidado, pode levar a novos sabores na xícara. O texto aponta também o uso dos grãos de origem única, cada vez mais presentes nos cardápios, em especial os microlotes, e das relações entre chá e café, que se aproximam em forma de receitas e de métodos de preparo.

 

Sobre os baristas, ganha força a intervenção do profissional em outras etapas de produção, como a torra. Nota-se também um contato mais estreito com o produtor: eles visitam a lavoura, veem o grão do pé até o terreiro, procuram saber se os processos são sustentáveis. No fim, ganha quem gosta de beber um bom café.

 

A reportagem completa você lê aqui.

Tags: