Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

2º São Paulo Coffee Fest

Começou a segunda edição do São Paulo Coffee Fest em formato digital.

20 de agosto de 2020 | 00h22 por Ensei Neto

A cidade de São Paulo recebeu o nome de “locomotiva do Brasil” no século passado devido à sua forte economia construída pelo comércio do café, cultura da qual o Estado de São Paulo foi o maior produtor do país durante muito tempo. Sua rede ferroviária foi a responsável pelo escoamento dos preciosos grãos até o porto de Santos, ao mesmo tempo que fomentava o nascimento e crescimento de diversas cidades por todo o Estado.

Os nomes de regiões famosas pelos seus cafés como a Mogiana, Sorocabana e Alta Paulista são decorrentes das linhas férreas estabelecidas naqueles tempos.

Fica em São Paulo o maior cafezal urbano do mundo, parte do Instituto Botânico, próximo ao Parque do Ibirapuera, e que mantém um tradicional evento criado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Café de São Paulo para comemorar o início da colheita do café no Estado.

Com toda essa rica história, seria imprescindível ter um evento de café que movimentasse a cidade e suas cafeterias.
O São Paulo Coffee Fest é um evento desenhado para que os coffee lovers possam conhecer cafeterias, seus baristas e seus cafés por meio de uma verdadeira maratona de visitas e experimentações. Surgiu em 2019 como inspiração da jornalista Giuliana Bastos e do sommelier e barista Marcos Martins, com adesão de diversas cafeterias da cidade.

Em razão da pandemia pelo Covid-19, a sua segunda versão, que começou no dia 12 de agosto e segue até 13 de setembro, teve de se adaptar aos protocolos de saúde, realizando sua programação educativa em ambiente virtual com lives e aulas sobre métodos de preparo, além de degustações dirigidas. É a experiência e experimentação feita em casa, a partir de cafés e produtos adquiridos nas cafeterias participantes.
Como diferencial, ao adquirir um pacotes de café (250g) especialmente produzidos para o evento, você receberá um kit com itens colecionáveis, como pôsteres das artistas Natalia Sayuri, Bianca Lana e Mariana Lemos, além de portafiltro da Melitta, patrocinadora do evento.

Poster SPCoffee Fest. Divulgação.

Confira a programação e a lista das cafeterias participantes no site www.saopaulocoffeefest.com.br  e as aulas pelo perfil do Instagram @saopaulocoffeefest .

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências