Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

A hora e a vez das bebidas cafeinadas (e refrescantes) de verão

Aproveite as altas temperaturas para fazer diferentes versões de café gelado

24 de dezembro de 2018 | 09h04 por Ensei Neto

Nesta semana começou oficialmente o verão no Brasil, 21 de dezembro, no comecinho da noite, para ser mais preciso. Junto com ele, vem o calor – apesar de que as altas temperaturas já davam sinais antecipados de que viriam com tudo dessa vez.

Até pouco tempo atrás, a primeira coisa que se pensava quando o assunto era “beber café” era de que ele teria de ser “quente e forte” – e para boa parte das pessoas ainda é impensável beber café que não seja pelando; para algumas café frio chega a ser sinônimo de pouco caso…

No entanto, em países como o Japão, que há muitas décadas aprecia o iced coffee (café com gelo), e em muitos lugares dos Estados Unidos e Europa, o verão é a estação na qual o café pode, sim, ser uma bebida muito refrescante.

Para a felicidade geral da nação, desde 2015 é possível observar o crescimento vertiginoso de oferta do cold brew, café cuja extração é feita em temperaturas muito mais baixas do que as usuais, e cujas garrafas podem ser encontradas em muitas cafeterias. Outras formas refrescantes da nossa bebida cafeinada têm sido criadas, numa demonstração de elas vieram para ficar.

Iced Coffee. FOTO: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Aproveitando o momento “chinelo” e “pé na areia” que muita gente já está exercendo, deixo a seguir algumas sugestões de preparo refrescantes que você pode executar:

1. Café “on the rocks”: utilize seu sistema de filtrado preferido (Kalita, Hario ou Melitta), com  café em moagem adequada, e faça uso de um jarro com gelo. Dica: use uma concentração maior de café em pó, ou seja, coloque de 30% a 50% a mais em relação ao seu preparo usual, pois a bebida se diluirá com o gelo.

2. Cold Brew doméstico: escolhido o seu café, utilize moagem média e coloque num filtro de papel previamente escaldado. Se tiver habilidade, dobre a borda e feche com linha e agulha, fazendo um sache. Mergulhe o filtro com o café moído num recipiente (uma vasilha alta, de preferência) com água à temperatura ambiente na proporção de seu gosto e leve à geladeira em sua parte baixa, onde a temperatura fica em torno de 8ºC, mantendo entre 18h e 24h. A proporção de pó para a água fica a seu critério (sugiro entre 120g e 150g de café em pó para 1 litro de água), bem como o tempo de extração.

3. Tônica & Café: bebida da moda deste verão, é indicada para quem tem uma máquina de cápsula à mão. Num copo alto, coloque gelo, uma fatia fina de limão-siciliano e água tônica, deixando espaço para adicionar uma dose de 30 ml de expresso. Escolha um café com sabor de sua preferência, mas sugiro um que tenha notas de chocolate. Antes de despejar o expresso, retire a crema com uma colher. O efeito visual é cinematográfico!

Prepare e desfrute!

Saúde!

Tags:

Ficou com água na boca?