Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Astrologia e café, parte 2

Saiba como outros signos podem reger as personalidades dos baristas e coffeelovers

16 de abril de 2020 | 15h25 por Ensei Neto

Os astros podem definir quais os melhores serviços de um barista? Começamos a responder essa pergunta no último post.

Confira, a seguir, como são as pessoas dos outros signos e sua relação com o café:

Libra: Pessoas de libra tem como marca registrada o espírito idealista, bem como uma característica indecisão ao resolver um problema porque preferem avaliar todas as possibilidades. Como baristas, além de um atendimento gentil, podem lhe confundir com a preocupação em apresentar todos os blends da casa, numa atitude diplomática. Pela mesma razão, serão excelentes no uso de métodos que podem ser flexíveis como a Clever, que permite controlar o tempo de contato da água com as partículas de café moído.

Escorpião: Emotivas, determinadas, cheias de energia e muito imaginativas. Assim são as pessoas nascidas sob o signo de Escorpião, que podem oferecer um serviço descontraído quando você fizer um pedido de café independente do método.

Carregam, também, traço de obstinação muito forte, pois não se cansam enquanto não atingirem seus objetivos, o que pode levar a uma crônica teimosia. É por isso que baristas do signo de Escorpião são bastante competitivos, o que pode facilmente levar a deixarem o balcão de serviço de lado e partir para disputar campeonatos mundo afora.

Os astros e o café. Arte: Daniel Kondo.

Sagitário: Franco, sincero e ávido por desafios. Este é o espírito dos nascidos sob o signo de sagitário. Aprender um novo método ou testar um equipamento novo é o que lhe move, pois também gosta de explorar novas possibilidades. Por outro lado, não peça um método que exija extrema atenção aos detalhes porque pessoas de Sagitário chegam a ser até despreocupadas demais. Serviços que sejam mais automatizados ou de execução mais simplificada como o Kalita acabam sendo os seus preferidos.

Capricórnio: Tudo sob controle é o pensamento fixo das pessoas do signo de capricórnio, pois assim têm certeza de como as coisas devem fluir: sempre dentro de seu planejamento. Se for um barista, é o profissional que muitas vezes se antecipa aos outros, preparando sua área de trabalho, deixando tudo o que precisa à mão para um atendimento perfeito. Razão acima de tudo. Métodos que exigem atenção aos mínimos detalhes como o café expresso ou o sifão (syphon ou globinho) geralmente são aqueles de sua preferência e, por isso, caso você pedir, serão muito bem executados.
Certamente o capricorniano assumirá a gestão da cafeteria…

Aquário: Criativo e reformista, a pessoa do signo de aquário adora tecnologia, daí sua sede em pesquisar e testar novos métodos e equipamentos. Seu canto do café será sempre repleto de utensílios e máquinas high tech, que podem, no entanto, conviver com outras antigas, desde que precisas. Peça qualquer método que será sempre bem executado, principalmente um café expresso numa máquina de última geração, afinado ao espírito científico do barista aquariano. É independente, chegando a ser rebelde e imprevisível, podendo simplesmente deixar tudo para trás para seguir seus sonhos.

Peixes: Para um atendimento intimista em cafeteria na qual o tempo pode ser mais elástico, o barista pisciano será o profissional perfeito para você. Seu natural espírito hospitaleiro não o fará hesitar em lhe mostrar todo o cardápio e as melhores combinações, além de um serviço que é muito atencioso. Um clássico cafezinho, passado num coador de pano, é o método que mais lembra a pessoa de Peixes: memória afetiva, aconchego e arte. Até porque ciência não é sua praia…

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?