Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Astrologia e o café, parte 1

Os astros podem definir quais os melhores serviços de um barista?

03 de abril de 2020 | 13h59 por Ensei Neto

Desde os primórdios da humanidade, os astros celestes exercem um quase hipnótico poder. O povo caldeu, na Mesopotâmia, foi o primeiro a reconhecer que havia uma rota de constelações que funcionavam como marcadores no território celeste. Aos diferentes grupos de estrelas deram nomes que representavam o seu imaginário, assim como seus temores do dia a dia: touros, escorpiões e leões, por exemplo.

O auge da astrologia se deu durante o Renascimento, muito devido à atenção que a Igreja Católica dispensou, pois muitos papas se tornaram estudiosos do tema. Com o maior conhecimento sobre os planetas e sua mecânica de funcionamento, ocorreu uma separação entre a Astronomia e a Astrologia, ficando esta última com o estigma de “pseudociência”. A bem da verdade é que ainda hoje desperta muito interesse das pessoas para saber, em seu dia a dia, como podem ser os acontecimentos, as possibilidades no trabalho e até a cor de sorte.

Cada um dos doze signos conhecidos tem suas características particulares e que acabam identificando boa parte das pessoas nascidas em cada período. É a partir disso que a astrologia exerce o quase hipnótico fascínio ainda hoje.

Como seriam os baristas ou você mesmo em relação ao café pela visão da astrologia?

Barista. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Áries: atendimento rápido é com um barista ariano. Mal você termina de fazer uma pergunta sobre o cardápio e uma resposta pronta poderá ser ouvida. E nem tente perguntar por outras sugestões, porque a pessoa de áries é impaciente, até direta demais, insistindo para que você aceite a primeira sugestão. Portanto, para um café expresso, não há signo melhor que o de áries para executar o serviço!

Por outro lado, a sinceridade é uma das marcas registradas do barista ariano e, certamente, vai lhe indicar o que realmente está mais interessante na casa.

Touro: se você quiser beber um café com um preparo mais sofisticado, o melhor é pedir para um barista do signo de Touro. Os taurinos trazem de forma latente espírito com alto padrão estético e o gosto natural para luxo e conforto. É por isso que se esmeram na execução de suas obras, desde uma xícara de expresso com crema perfeita a uma preparação no Sifão ou Syphon, que exige gestos elegantes. No entanto, não queira apressar o seu processo criativo, pois como todo artista inspirado, o tempo corre somente para ele…

Gêmeos: Se a vida pode sugerir dois caminhos, começa o drama de uma pessoa do signo de gêmeos. Cappuccino ou lattè?

Indecisão é sua marca registrada porque tem na versatilidade e em sua grande capacidade de adaptação seus trunfos, o que a faz mudar rapidamente de ideia. Se essa característica parece um aspecto negativo, por outro lado, move essas pessoas para experimentar e testar novas formas de preparar algo.

O segredo para lidar com os geminianos? Basta ser direto em seu pedido, descrevendo exatamente o que você quer, seja um filtrado no Kalita ou num Chemex. O resultado, sem dúvida, será muito bom!

Câncer: qualquer método de preparo é coisa tranquila de se fazer para um canceriano, mas, o que é mais importante para o barista desse signo da água é o blend, o perfil sensorial que se pretende oferecer. Geralmente é pessoa de conversa muito boa, que procura explicar tudo o que a casa oferece sem se preocupar com o tempo. Essa atenção conquista as pessoas.

E depois de muito conversar e garantir o que será servido, o canceriano pode ficar neurótico até ter certeza de que o café saiu como esperado…

Leão: De gestos teatrais grandiosos, o barista leonino certamente tem numa Aeropress o método perfeito para sua personalidade. Não que deixará de executar excelentes expressos ou mesmo um prosaico Cafezinho, mas se tiver oportunidade para uma exibição de seu domínio gestual, ele se sentirá realizado. Para demonstrar que têm domínio do que fazem, pessoas do signo de Leão costumam ser estudiosas para poder liderar por meio de seu conhecimento.

Virgem: metódico, até neurótico. Precisão milimétrica, não dispensa balança de precisão e, se der, até de um termômetro para verificar como o café está saindo. Não pode ser, sob sua visão, menos que perfeito. Por outro lado, baristas virginianos acabam sendo menos versáteis e seus serviços pode ser até um tanto travado, tal é a obstinação em fazer uma extração impecável. Dica: Os coados são o melhores pedidos.

Não encontrou o seu signo? Na próximo post continuamos com esta reflexão.

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?