Paladar

Em busca do café perfeito: como usar a prensa francesa

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Em busca do café perfeito: como usar a prensa francesa

Aprenda como preparar uma xícara de café ideal usando o método de infusão também conhecido como 'french press'

18 setembro 2018 | 23:40 por Ensei Neto

Nos últimos tempos, uma invasão oriental se deu no mercado do café com seus utensílios para o preparo de filtrados.

Chaleiras com o sempre bom “bico de ganso”, que é um bico longo que permite verter a água quente com maior controle, além de porta filtros em porcelana, metal e acrílico transparente, passaram a fazer parte do dia a dia de muita gente.

Mas, uma das coisas que mais me tem surpreendido é a procura cada vez maior pela tradicional prensa francesa, conhecida internacionalmente como french press. É por isso que escolhi este método de preparo para que você possa ter uma xícara de café perfeita!

A prensa francesa é um método de infusão, ou seja, que é quando os grãos moídos de café ficam em contato direto com a água quente, assim como se prepara o chá.

Este é o ritual: coloque o café moído no recipiente e adicione a água na proporção de sua preferência. A moagem deve ser a chamada média grossa, enquanto que a proporção de café em relação à água é o equivalente a 3 colheres de sobremesa (aproximadamente 18 gramas) para 300 ml. Deixe por volta de 4 minutos a água em contato com o pó de café, que ficará na superfície. Depois desse tempo, você pode colocar o êmbolo que fará a separação das partículas da bebida.

Foto: Ensei Neto/Arquivo pessoal

Uma alternativa interessante é, ao final dos 4 minutos de espera, quebrar a crosta de café com uma colher. Você irá observar que as partículas do café ficarão no fundo, enquanto que uma camada de óleo se formará na superfície.

Recomendo que você retire essa camada de óleo com uma colher. Esse óleo é natural do café, mas que é onde boa parte das substâncias com sabor amargo acabam ficando. Portanto, eliminar essa camada de óleo deixará a bebida mais suave e elegante.

Sugiro que você experimente diferentes cafés com tempos diferentes, que podem ser menos que os 4 minutos para o tempo de contato da água com o pó de café.

Talvez este método seja um dos mais charmosos para preparar um café, pois existem diversas variações de recipientes, alguns com partes coloridas, enquanto que outros são todo em vidro. Porém, é o seu ritual que continua atraindo mais interessados, pois permite uma pausa na agitação do dia a dia.

Tags:

Ficou com água na boca?