
Um café para dividir
Histórias e experiências sobre o café
Cafeína em movimento
Um rápido giro com acontecimentos que agitaram o mercado de café nos últimos dias
O mercado do café no Brasil está passando por um momento de grande atividade em seus diversos segmentos, dos quais faço um pequeno resumo aqui.
Reaberturas e começos
Depois de fechadas por diversas razões, algumas cafeterias que têm muitos seguidores e adoradores cafeínados reabriram portas com novidades.
A pandemia foi a principal causa para muitos empreendimentos deixarem de existir, pois não estavam preparados para atendimentos exclusivamente online ou apenas por entrega ou a retirar.
Fechar as portas, para alguns, teve um aspecto estratégico.
Um dos retornos mais festejados foi a da cafeteria The Little Coffee Shop, em Pinheiros, que tem o comando da barista Flavia Pogliani. A novidade é que em breve haverá um anexo, onde as pessoas poderão se acomodar para beber o café.
Outra cafeteria, cujo retorno traz felicidade às pessoas que circulam pelo Centro de São Paulo, é a Hey Coffee, do barista Tiago Munch, em parceria com a Caffè Latte, em sua unidade que fica na Ladeira Miguel Couto. Inicialmente com uma pegada descolada para uma região como o Centro, na região da República, Tiago conseguiu demonstrar que bons cafés não precisam criar um vazio existencial enorme no bolso das pessoas para transbordarem de felicidade!
Burburinho que tem crescido é sobre o novo projeto da dupla Tiago Sabino e Hugo Silva, a Sabino Torrefação, após uma trajetória de sucesso com a Sensory Coffee Roasters, que fica em Pinheiros.
A conferir o que vem por aí.

Over Coffee Roasters. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal
Depois do período de soft opening, a Over Coffee Roasters, do sempre criativo Ton Rodrigues, está operando a pleno vapor, em seu endereço à Rua Eugênio de Medeiros, 466, no Baixo Pinheiros. Um misto de cafeteria, wine bar e micro torrefação, o local tem um ambiente agradável para todos os momentos do dia, para um café da manhã, para o trabalho e happy hour.
Grande Mercado
Um novo player está fazendo muito barulho no mercado de café: é o grupo Camil.
Em 2021 o grupo fez aquisições importantes como a planta industrial do Café Bom Dia, em Varginha, MG, e agora, em 2022, relançam a marca Café União, que foi uma das mais lembradas e queridas do mercado no segmento Tradicional.
Além do União, possuem atualmente outra marca de grande recall para os paulistas, o café Seleto, bem como as que vieram com a aquisição do Café Bom Dia.
Os planos são ambiciosos: a capacidade produtiva da indústria hoje é de 36 mil toneladas/ano, pretendendo chegar, após investimentos, até 60 mil toneladas/ano.
Dia das Mães
O Café Hotel Espresso Bar lançou uma edição comemorativa de café para o Dia das Mães, o blend De La Madre, um café Natural, do Sul de Minas, torrado pelo Caio Tucunduva, o mestre de torras da casa.
À venda somente na casa ou por DM (Mensagem) no Instagram @nomorebadcoffee, o blend está saindo à R$ 38,00, 250g.

Blend De La Madre, Café Hotel. Foto: Divulgação.
Campeão Brasileiro de Torra de Café – WBC

Raul, Tulio Fernando e Donieverson. Foto: Revista Espresso/IG.
Neste final de semana, em competição oficial da WBC – World Barista Championship/Campeonato Mundial de Barista acontecida na sede da Atila Torradores, em Belo Horizonte, MG, sagrou-se campeão o paraibano Túlio Fernando de Sousa, que representará o Brasil no Mundial, que será em Milão, no final de junho próximo.
Com competidores de quase todo o Brasil, o vice-campeão foi o mineiro Raul Paulino, e em terceiro lugar, o também mineiro Donieverson Santos.
Tags:
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.