Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Cafeterias se adaptam à quarentena e lançam serviços de entrega

Para tornar seu período de isolamento em casa mais agradável, saiba quais cafeterias e microtorrefações estão trabalhando para continuar a atender

19 de março de 2020 | 18h31 por Ensei Neto

Quem diria que um ser invisível a olho nu iria promover mudanças tão radicais em nosso mundo em tão pouco tempo? A poluição está diminuindo rapidamente em locais onde a covid-19 se instalou há mais tempo, tanto nas águas quanto no ar que se respira. Um quase absoluto silêncio passou a dominar muitas cidades até a pouco de ritmo alucinante, pois a circulação de pessoas e de veículos ficou muito menor. A quarentena que os governos vêm impondo é uma situação nova para todos, mas que é comum para pessoas que vivem em regiões muito frias próximas, que as obrigam a meses de reclusão compulsória definida pela natureza. Essa reclusão, que em muito breve deverá ser uma realidade no Brasil, ajuda para diminuir a velocidade de disseminação do coronavírus e, por isso, deve ser encarada como algo positivo.

O Sofá Café trabalha com delivery ou retirada nas lojas Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Encare como um retiro sabático coletivo, só que cada um em sua casa, que dará a possibilidade das pessoas do convívio conversarem mais e de poder fazer reflexões sobre as novas possibilidades da vida. Para tornar esse período sabático, como prefiro chamar o “fiquem em casa!”, mais agradável, aproveito para listar cafeterias e microtorrefações que estão trabalhando para continuar a atender por entregas ou ser atendido com hora marcada, acolhendo pedidos tanto por telefone ou pelo site. Esta lista é aberta e, na medida do possível, irei ampliar. Para facilitar e tornar o atendimento mais eficiente, procure fazer seus pedidos nos locais mais próximos de você. Esta é uma das lições desta pandemia: temos de ser solidários, pensar no bem coletivo, um cuidando do outro.

  1. O Cabral Cafés Especiais: para pedir um dos blends oferecidos pelo Daniel Tavares e Ana Oliveira podem ser feitos pelo site ocabral.com. O serviço de entrega é bem esperto. Rua da Consolação, 3423, Cerqueira Cesar.
  2. Café Mercado da Vila: loja do Rodrigo Bachmann, que tem mix com produtos da Van’s e café está recebendo pedidos pelo Whatsapp (11)992 722 516 e inbox do Instagram @cafedomercadodavila_oficial para entrega com horário marcado e delivery. Rua Inácio Pereira da Rocha, 264, Vila Madalena.
  3. Siriema Coffee Roasters: a pequena loja do André Mello, que tem um torrador Probatone em destaque, está fazendo entregas na região e também faz atendimento com hora marcada para a entrega de torras frescas de lotes produzidos na fazenda da sua família. Os pedidos podem ser feitos pelo perfil no Instagram, @siriemacoffee. Rua Artur de Azevedo, 747, Cerqueira Cesar.
  4. Julia Café & Quitutes: jovem e aconchegante casa do jornalista Fabio Galib, o Julia está recebendo pedidos de cafés e quitutes a serem retirados no local ou a serem entregues nas redondezas por meio do WhatsApp (11)988 345 821. O cardápio pode ser consultado nas redes sociais da casa. Rua Monte Alegre, 1.200, Perdizes.
  5. Suplicy Cafés Especiais: a rede que tem como seu ícone o Marco Suplicy, está trabalhando com o Rappi e Pic Pay para atender pedidos de café e doces, além de delivery de café em grãos que podem ser encomendados pelo website, suplicycafes.com.br. Sua loja da Alameda Lorena, 1430, Jardins, é o local para retirada de seu pedido.
  6. Café Hotel: este projeto com torra própria, do quarteto Caio Tucunduva, Marcello Nazareth, Rafael Beiçoit e Sergio Barros, conta com mestra de torras vinda de Salvador. Tem como destaque dois blends. Vai atender pedidos para delivery pelo WhatsApp (11)981 624 394 ou Instagram, @cafehotelespressobar. Rua Amaro Cavalheiro, 22, Baixo Pinheiros.
  7. Sofá Café: com torra própria, o Sofá Café, de Diego Gonzales e Regina Fomin, está atendendo pelo sistema de delivery e retirada nas lojas que seguirão abertas à Rua Bianchi Bertoldi, 130, Pinheiros, e Rua Artur de Azevedo, 514, Cerqueira Cesar. Para saber sobre opções de bebidas e lanches, o site é o sofacafe.com.br.
  8. Isso é Café: o grande galpão cafeinado na Santa Cecília, à Rua Barão de Tatuí, 183, da dupla Felipe Croce e Fabio Nakasato, está recebendo pedidos pelo website, issoecafe.com, e atendendo com delivery. Como adicional, passam a oferecer um serviço de assinatura por 3 meses especialmente para este período sabático.
  9. Urbe Café Bar: o já tradicional ponto cafeinado dos notívagos, dos irmãos Fabio, Renato e Ricardo Pereira, atende pedidos de cafés, além de uma seleção de sanduíches e tortas pelo aplicativo iFood e também pelo site, urbecafe.com.br, onde é possível escolher cafés em grãos. Rua Antonio Carlos, 404, Consolação.
  10. Il Barista Cafés Especiais: a casa da Gelma Franco, Rua do Consórcio, 191, Itaim, está acolhendo pedidos pelo seu website, onde você pode escolher entre cafés em grão ou cápsulas e utensílios, e pelo Rappi, que faz as entregas de bebidas e lanches. ilbarista.com.br.
  11. Clemente Café: a pequena cafeteria da Tatiana Rocha, à Rua Coronel Lisboa, 659, Vila Mariana, cumpre muito bem seu papel de servir ótimos cafés e acompanhamentos, atendendo pedidos via Rappi e iFood. Em breve receberá pedidos por site próprio. Por ora, você pode se informar via Instagram, @clementecafe.sp .
  12. True Coffee: a cafeteria, que tem sua torrefação própria, é comandada pelo Ton Rodrigues e o Pedro “Japa” Formigoni, está acolhendo pedidos pelo WhatsApp (11)945 484 955  para retirada de cafés torrados e em grãos e os pioneiros cold brewe. Você pode também fazer pedidos pelo Rappi. A loja, que fica na Rua Quintana, 717, Cidade Monções, está com horário reduzido, das 10h às 15h.
  13. Mar de Café: cafeteria que fica na Aclimação, à Rua topázio, 367,  que também é ponto de encontro dos amantes do vinho, é projeto pessoal do sommelier Marcos Martins. Manterá serviço de entrega de café em grãos, dois blends, por pedidos feitos via Direct do perfil no Instagram, @mardecafesp, e pelo WhatsApp, (11)991 437 478.
  14. King of The Fork: ponto de encontro dos bikers, o KOF, como também é conhecida a cafeteria da Camila Romano e Paulo Filho, está atendendo para retirada na loja, que fica na Rua Artur de Azevedo, 1317, Pinheiros, para pedidos feitos pelo Direct do perfil no Instagram, @kingofthefork. A novidade é o Vale Consumo, que poderá ser utilizado após este período sabático, também com pedido via Direct do perfil no Instagram.
  15. Um Coffee Co.: excelentes cafeterias com torra própria e competentes profissionais da Família Um, Stefano, Garam e Boram, que possui produção de café no Sul de Minas, manterá serviço de entrega (delivery) e produtos a retirar (take away) apenas nas lojas Matriz, Rua Júlio Conceição, 553, Bom Retiro, com Rose, WhatsApp (11)994 462 275, e Thera, Rua Paes Leme, 215, Pinheiros, com Stefanie, WhatsApp (11)963 379 488. Os pedidos também podem ser feitos por Direct do perfil no Instagram, @umcoffeeco,  e pela loja virtual umcoffeeco.com.br.
  16. Sensory Coffee Roasters: micro torrefação do trio Hugo Silva, Fernando guerra e do barista campeão brasileiro Thiago Sabino, à Rua Simão Alvares, 781, Pinheiros, atende pedidos para delivery pelo Direct do Instagram, @sensorycoffeeroasters, e pelo WhatsApp (11)976 156 906, atendido pelo Fernando, e email comercial@htfcoffee.com.br.
  17. ABarista Cafés Especiais: cafeteria que fica na Zona Norte, à Rua Caiabu, 44, Jardim França, está atendendo a região para entregas de pedidos feitos por telefone e WhatsApp (11)995 289 999. Bebidas como o café coado e refresco de cappuccino, bem como cookies e café torrado em grãos ou moído, fazem parte do cardápio, com supervisão e atendimento da Stefani Abdallah.

 

Se você precisar ampliar seu arsenal de utensílios ou equipamentos para o preparo de café, estes websites podem ser muito úteis:

  • Café Store: é o mais antigo e também o mais completo portal de compras de artigos para coffee lovers do mercado brasileiro, cafestore.com.br. Com diversas seções, desde cafés em grãos a máquinas de café expresso, é bastante fácil de navegar.

 

  • Melitta: você encontra neste website, melitta.com.br, diversos itens para prover seus momentos de estudos ou relax durante o sabático, desde cafés em grão e cápsulas a belos utensílios com design alemão, com preços muito bons.

Atualizado às 10h11 de 22 de março de 2020.

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?