Paladar

Entenda o rótulo do café

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Entenda o rótulo do café

Os rótulos dos cafés trazem informações importantes sobre o produto. Sabia o que cada uma significa e aprenda a escolher melhor sua bebida

30 maio 2018 | 04:03 por Ensei Neto

O café torrado é um produto alimentício cujo rótulo contém diversas informações importantes. Assim, é fundamental que você entenda o que tipo de informação está sendo passada.

Como comentei anteriormente, o café, assim como o vinho, é classificado quanto à sua qualidade sensorial, sendo possível encontrar produtos que têm qualidade sofrível aos excepcionais. Excelentes sabores e aromas são resultado de sementes de frutos colhidos maduros, secos corretamente e que tiveram uma torra, como costumo dizer, magistralmente bem feita.

No entanto, o que determina em grande parte o resultado é a matéria prima (sementes cruas do cafeeiro), que deve ser isenta de impurezas e defeitos que comprometam o sabor. É como selecionar o feijão que vai para a panela, que tem todas as sementes defeituosas e impurezas retiradas para que o resultado seja muito bom no prato.

Ficou com água na boca?

Para saber escolher melhor seu café, entenda a seguir as informações que estão nos rótulos e saiba no que você deve prestar atenção:

FOTO: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Torra

O ponto de torra é, antes de mais nada, uma questão absolutamente pessoal. Algumas pessoas preferem torra clara, outras escura e há aqueles que preferem a torra média. Essa é a primeira informação importante que você deve observar no rótulo, pois é parte de sua expectativa de produto.

A data da torra é outra informação importante, pois quanto mais recente, maior é a certeza de que o produto está no auge de seu sabor, principalmente se estiver dentro de seus primeiros 30 dias. A data de validade é simplesmente uma determinação obrigatória por lei, mas que apenas garante, digamos assim, se o produto está ou não adequado ao consumo.

Origem

Os classificados como Tradicional, segundo metodologia da ABIC, geralmente não trazem esse tipo de informação, pois são empregados grãos de qualidade inferior, muitas vezes sendo uma grande mistura de lotes produzidos em diferentes fazendas. Como diriam os veterinários, é um clássico “SRD” ou Sem Raça Definida…

Conforme a qualidade do produto se refina, mais informações sobre a origem é descrita na embalagem (entenda melhor a classificação). Cafés de excelente qualidade, como os Cafés Especiais, têm informações mais precisas como o nome do produtor, qual é a fazenda ou sítio, além da região.

Eles também costumam identificam a variedade de café e até o processo de secagem da semente, se foi com a casca externa, sendo um Natural, ou sem essa casca, classificada como Cereja Descascada (CD). Observe que não é o processo de secagem da semente que garante a qualidade do produto, mas, sim, se elas são de frutas maduras ou não. Se houver sementes de frutas quase ou pouco maduras, será percebida adstringência na lateral da boca, num efeito de ressecamento, deixando de ser uma experiência bacana.

Selos e certificações

Ah, muitos produtos têm os selos de certificações. Cabe aqui uma observação: a maior parte das certificações são de processos de produção, que têm por objetivo garantir o máximo de informações sobre a matéria-prima (café cru), como o tipo de adubo e agrotóxicos empregados. Alguns selos certificam propriedades segundo normas de respeito ao meio ambiente e aspectos sociais.

Eventualmente, um produto pode apresentar o selo de certificação de qualidade da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) para o café torrado, ou da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) que se refere apenas à matéria prima (café cru).

Descrição sensorial

Finalmente, alguns cafés torrados trazem em seus rótulos a descrição sensorial, que pode descrever as notas de aroma e sabor, bem como a intensidade da acidez e do corpo.

Meu mantra: confie nos seus sentidos!

Apesar das descrições contidas nos rótulos, é somente ao beber que você terá a certeza de que um café será ou não do seu agrado.

Abraços cafeinados!

Tags: