Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Espresso Martini em novas leituras

Saiba como a escolha do café numa clássica receita altera a experiência sensorial.

21 de outubro de 2021 | 10h47 por Ensei Neto

Elaborar coquetéis tendo o café como ingrediente de destaque tem sido desafiador para os mestres da coquetelaria ao longo dos anos.

O café é uma bebida que possui uma gama complexa de sabores que podem surgir tanto em processos de pós colheita como durante a torra dos grãos. É uma das raras bebidas que contém substâncias que conferem desde o gosto Doce, devido aos açúcares originados em sua fase de frutificação, e o Ácido, representado pelo ácido cítrico, encontrado na laranja e no abacaxi, por exemplo, além do Amargo, devido ao seu mais importante componente, a cafeína, e o Salgado, encontrado em cafés de origens vulcânicas.
No momento do preparo do café, a proporção dos grãos em relação à quantidade de água e a moagem empregada podem levar a diferentes resultados sensoriais na xícara, algumas vezes ressaltando a acidez, como num espresso ristretto, ou a cafeína e seu clássico amargor, como num intenso e concentrado cafezinho.

Certamente, o mais famoso coquetel a base de café café é o Irish Coffee, criação de Joseph Sheridan, reconhecido como o primeiro coquetel alcoólico cafeinado, que combina whiskey irlandês e café, originalmente de grãos brasileiros.

Espresso Martini, Café Hotel. Foto: Divulgação.

Por outro lado, é atribuída a Dick Bradsell a criação da primeira receita do Espresso Martini, datada de 1983, considerada perfeita e única.

ESPRESSO MARTINI

Ingredientes:
40 mL de vodka,
20 mL de licor de café Kahlua,
25 mL de café espresso extraído na hora,
5 mL de xarope de açúcar (opcional).

Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira.
Complete com gelo em cubos e bata vigorosamente.
Coe em uma peneira fina para uma taça coupette previamente resfriada.
Decore com 3 grãos de café.

O Café Hotel, empreendimento que combina atividades de cafeteria com microtorrefação, de restaurante e bar, criou releituras do Espresso Martini ao oferecer duas opções de grãos para o ingrediente espresso: o Room 35, que tem notas de chocolate ao leite e ótima acidez cítrica, e o Dark, que se destaca pelas notas de chocolate amargo.

A idéia de oferecer diferentes versões deste coquetel, a partir de cafés torrados na própria casa com perfis sensoriais distintos, partiu de um dos sócios, Caio Tucunduva, barista e mestre de torra, que forma com o publicitário Sergio Barros, junto do Rafael Bercot e Marcello Nazareth, estes criadores do badalado bar Guilhotina, o quarteto que comanda tudo por lá.

Preparação do Espresso Martini, Café Hotel. Foto: Divulgação.

Vale a pena experimentar e comparar as duas versões do Espresso Martini.

SERVIÇO:
Café Hotel Espresso Bar
Rua Amaro Cavalheiro, 22 – Pinheiros.
Telefone: (11)3819-9255 e (11)972 041 313
Horários de funcionamento: de quarta-feira à sexta-feira: das 10h00 até 01h00.
Sábado: das 08h00 até 01h00.
Domingo: das 08h00 às 16h00.

 

MAIS CAFEÍNA

 Os eventos cafeinados ainda acontecem em formato virtual, mas o retorno aos presenciais já está acontecendo gradativamente. Confira alguns deles:

RIO COFFEE NATION
Evento para coffeelovers com palestras, workshops e campeonato de café torrado para espresso e de lattè art, que acontece nos dias 23 e 24 de Outubro na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo website Sympla e será exigido comprovante de vacinação ao COVID19 ou um teste RT-PCR com 48 horas de antecedência para participação.

SERVIÇO:
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
www.riocoffeenation.com

 

FICAFÉ 2021
Tradicional evento organizado pela região do Norte Pioneiro do Paraná,  a FICAFÉ – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, será 100% online nos dias 27, 28 e 29 de outubro.
Com inscrições gratuitas por meio do website, a programação conta com workshops, palestras, concurso de cafés especiais e exposição de máquinas, implementos e insumos.

SERVIÇO:
Inscrições: www.ficafe.com.br
Telefone: (43)996 690 933

 

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ 2021
Considerado como o maior evento de café do Brasil, a SIC será em modelo híbrido, presencial no Expominas, Belo Horizonte, MG, com limitação de acesso por regras da autoridade sanitária, e com transmissão ao vivo dos conteúdos como palestras e mesas redondas.
O credenciamento já está aberto no website do evento e é gratuito.

SERVIÇO:
www.semanainternacionaldocafe.com.br

Whatsapp: (11)941 140 160

 

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?