Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Novas tecnologias para o café em casa

Conheça a tecnologia para se obter uma extração extrema de café.

23 de abril de 2021 | 17h10 por Ensei Neto

O mercado de café em todo o mundo passou por mudanças radicais nos últimos meses em razão da pandemia, principalmente pela crescente implantação de atividades profissionais em home office, juntamente com a fase inicial em que as pessoas ficaram mais tempo em casa.

Com o home office e suas intermináveis reuniões, a pausa para o café se tornou aliada importante para garantir um momento introspectivo junto a um reconfortante prazer.
Muitos empreendedores, ao observarem esse movimento, concentraram esforços na diversificação de produtos e utensílios para atender um público ávido por novidades. Por outro lado, com a disparada do dólar ante o real, ficou mais difícil manter determinadas amenidades, o que criou oportunidades para outros empreendedores, que começaram a oferecer alternativas  de diversos produtos com boa qualidade e preços mais camaradas nestes tempos bicudos.

Um método de preparo que vinha sendo oferecido de forma tímida, acabou ganhando muito espaço ultimamente: é o Dripcoffee, uma dose individual de café em um coador que é montado como um origami sobre a xícara ou caneca.

Dripcoffee. Foto: CoffeeMais/Divulgação.

É um método que existe no Japão desde os anos 1990, ficando restrito por lá durante muitos anos.
No Brasil, algumas empresas como Santa Mônica, Orfeu, Moka Clube e CoffeeMais oferecem este método em sua linha de produtos e têm sido observadas vendas com firme curva ascendente.
Um dos motivos que pode justificar esse crescimento é o fato de virem em embalagens individuais, que são abertas pelo próprio consumidor.
Algumas cafeterias e confeitarias têm oferecido esse serviço, tornando-se uma ótima opção alinhada aos protocolos de proteção ao covid.

 

Com o chamado “Cantinho do Café” cada vez mais disseminado nas residências brasileiras, novidades são sempre bem vindas, desde os utensílios mais simples, como colheres dosadoras, que agora ganham versão em aço inox coloridas, aos torradores de café compactos controlados por smartphone, passando por filtros reutilizáveis em aço inox.

Uma cafeteira que promete uma revolução no preparo de café em casa ou no escritório é a Vertuo, lançamento da Nespresso, braço da gigante suíça Nestlé.
Chegando para fazer par com a agora linha clássica Nespresso, de cápsulas com perfil de sino, a linha Vertuo possui uma ampla gama de cápsulas para um preparo mais versátil de café em diferentes volumes, desde um espresso e seus 40ml a uma caneca, na versão Mug, de 230ml.

Cada cápsula, que tem formato de um domo, vem com um código de barras que é lido para que a cafeteira proceda aos ajustes dos principais parâmetros de extração e, assim, obter a melhor bebida de acordo com a forma programada. Dos parâmetros que são ajustados para cada tipo de cápsula estão a temperatura da água, tempo de hidratação e até a dinâmica da extração, realizada por um genial movimento giratório.

Na verdade, o que torna o sistema brilhante em termos de tecnologia é o fato de adotar um modelo em que a cápsula gira em torno de, digamos, seu eixo central, tal qual uma máquina de lavar em função centrífuga. Ao variar a velocidade do eixo, na borda da cápsula passa a existir a ação da força centrífuga, num exercício semelhante ao que os astronautas fazem em sua preparação para enfrentar as viagens espaciais.

E aí vem o toque genial: quanto maior a velocidade de giro, maior será a força centrífuga, melhorando absurdamente o resultado da extração, que é quase impraticável para uma máquina de espresso normal reproduzir. É por essa razão que a crema extraída é tão espessa, pois, pode-se dizer, que até a última gota de tudo foi para a xícara!

Este sistema permite uma amplitude de formas de extração que é quase infinita, tornando a experiência de preparar e beber café numa viagem sideral!

Vertuo Nespresso. Foto: Nespresso/Divulgação.

Serviço:

DRIPCOFFEE

Café Santa Mônica: www.cafesantamonica.com.br

Café Orfeu: www.loja.cafeorfeu.com.br

Moka Clube: www.mokaclube.com.br

Coffee Mais: www.coffeemais.com

 

VERTUO

Nespresso: www.nespresso.com

 

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?