Paladar

O caso dos pacotes de café estufados

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

O caso dos pacotes de café estufados

Apesar do aspecto suspeito, um pacote estufado conserva melhor o café torrado

06 junho 2018 | 17:04 por Ensei Neto

Uma das maiores preocupações das pessoas ao comprar alimentos é olhar as embalagens para verificar se foram violadas ou não, pois furos e remendos podem indicar que algo de ruim aconteceu.

No caso do café, principalmente quando se trata de embalagens tipo almofada, muito usada nos produtos de preço mais baratos e mesmo em outras de melhor qualidade, eventualmente pode se observar que algumas ficam estufadas, como uma balão ou, como se diz entre os profissionais do mercado, um “baiacu”.

Geralmente, esses produtos acabam sendo retirados das prateleiras dos supermercados porque alguns consumidores acreditam que o produto não está bom. Mas, não é bem assim.

Ficou com água na boca?

No final da torra do café, ocorre uma importante reação que é chamada de pirólise e que, quando acontece com grande intensidade, faz um som que lembra um estouro de pipoca, que os mestres de torra chamam de “pop” ou “crack” ou “pipoco”. Nesse momento, a semente do café experimenta uma expansão de seu volume, ficando quase com o dobro do tamanho de quando era crua.

Como é uma reação química, o resultado é, além do calor que emana, a formação de vapor de água e do gás carbônico, o mesmo que você pode observar numa fogueira.

A expansão do grão de café se dá quando a as células são rompidas, criando espaços internamente, muito semelhante a um pão artesanal bem fermentado ou um queijo suíço com seus famosos furos. Esses furos acabam funcionando como uma caixa onde o gás carbônico fica alojado até o momento em que ele possa sair para o mundo externo, seja quando o café torrado é moído, seja pelo tempo de espera de semanas antes de ser consumido.

FOTO: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Se o pacote de café estiver estufado, não se preocupe. Muito pelo contrário, tenha certeza de que o seu café ficará melhor conservado!

O que torna o café torrado e moído menos agradável com o passar dos dias é o processo de oxidação, que faz com que o sabor da bebida fique menos vibrante e aromática, prevalecendo algo de madeira ou papel molhado. Portanto, se o gás carbônico é liberado num pacote fechado, impedirá que o café torrado se oxide e, logo, sua bebida se manterá muito melhor.

Produtos de melhor qualidade utilizam embalagens com as chamadas válvulas aromáticas, que permitem que o gás carbônico interno saia, mas impede que o ar externo entre, isso até que o pacote seja aberto.

Essa é a razão também porque é recomendável que ao se abrir um pacote de café é tão importante retirar todo o ar antes de fechar novamente e guardar em local seco e protegido do calor. Sempre deve-se evitar que os grãos ou o pó se oxidem muito rapidamente.

E, afinal, o efeito “baiacu” não é ruim como parece…

Tags: