Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Reabrindo os trabalhos: onde tomar coquetéis cafeinados

Roteiro de bares e restaurantes que já estão de portas abertas onde é possível tomar coquetéis com café muito especiais

22 de setembro de 2020 | 13h42 por Ensei Neto

Apesar da pandemia continuar, as pessoas e vários estabelecimentos comerciais começam a retomar suas atividades gradativamente.

Em São Paulo, o poder público local está permitindo o funcionamento de bares e restaurantes em horário mais elástico, o que estimula o retorno do movimento. Sabemos o quanto é importante a retomada das atividades econômicas para viabilizar a cadeia de negócios e empregos.

Muitas pessoas têm preocupação com a possibilidade de contaminação, porém as casas estão operando com a responsabilidade de garantir aos clientes boas experiências sem se descuidar do distanciamento social e da higienização do ambiente e utensílios, que passam a fazer parte de protocolos de atendimento.

Aproveitando a reabertura para visitar alguns lugares, percebe-se que um conjunto de procedimentos se tornou padrão e, creio, vieram para ficar: tapetes com higienizante para os calçados, álcool em gel em suporte com pedaleira, hostess com termômetro e controle de número de pessoas na casa, espaços entre mesas com maior distância, e cardápios e cartas de bebidas em cartões com código QR, cuja leitura pode ser feita com o próprio celular, ou, para quem preferir, cardápio físico constantemente higienizado.
Enfim, é a vida que segue num “mundo de menor contato”.

Veja a seguir alguns bares que estão servindo ótimos coquetéis que têm café em sua receita. É uma primeira degustação,  para usufruir a sua “saída da toca”…

Âmbar

Com endereço em Pinheiros, este bar tem um dos drinques com café mais inspirados que conheço, criado pelo sempre criativo mixologista Marco de La Roche: é o A doideira é isso!
Tendo como base uma infusão de café em bourbon e uma ousada redução de cerveja de estilo stout com especiarias, tem como acompanhamento de harmonização chocolate com flor de sal.

Serviço:
Rua Cunha Gago, 129 – Pinheiros.
Segunda-feira: das 12:00 às 14:30.
Terça-feira a sexta-feira: das 12:00 às 14:30 e 18:30 às 22:00.
Sábado e domingo: das 13:00 às 21:00.

A Doideira é isso!. Foto: Divulgação

 

Belle Époque

Num ambiente em estilo Belle Époque, o balcão comandado pelo Christopher Carijó tem uma ótima seleção de cachaças, whiskys e releituras de clássicos, que podem acompanhar bons pratos que saem da cozinha da casa.
O Rabo de Galo Carijó é uma releitura cafeinada do coquetel a base de cynar. Christopher faz uma infusão de café e laranja bahia em cachaça.

Serviço:
Rua Mourato Coelho, 575, Pinheiros.
Terça a sábado, das 17h às 22h. Domingo, das 13h às 17h.
Reserva e pedidos: (11)3031-0415.

Rabo de Galo Carijó. Foto: Divulgação.

 

Tulum Bar & Club

Numa casa com inspiração no ambiente da costa mexicana, descontração é o clima que prevalece.
Um coquetel não alcoólico resfrescante, perfeito para este dias quentes da primavera é a recomendação do Raul Dias, chefe de bar do Tulum: Chuva de Grãos, que tem um café expresso como base e uma combinação de suco de tangerina, limão siciliano e xarope de morango, além da tônica.

Serviço:
Rua Gomes de Carvalho, 1666 – Vila Olímpia.
Quinta-feira a Domingo: das 16:00 às 22:00.

Chuva de Grãos. Foto: Divulgação

 

Guarita Bar

Casa comandada pelo bartender Jean Ponce e o chef Greigor Caisley, que tem esse curioso nome pelo fato de antigamente haver uma guarita de vigilância em frente do imóvel.
Sua cozinha é famosa pelos deliciosos petiscos, sempre considerados entre os melhores da cidade, como o bolovo, enquanto que o festejado bar oferece clássicos e criações sempre muito bem executadas.
O coquetel com café da casa é o Grão, criação do sempre inspirado Jean que leva café preparado como cold brew, vermute tinto, sherry brandy e óleo de casca de limão taiti.

Serviço:
Rua Simão Álvarez, 952 – Pinheiros.
Informações: (11)3360-3651.
Terça-feira a quinta-feira: das 18:00 às 01:30.
Sexta-feira: das 18:00 às 03:00
Sábado: das 17:00 às 03:00.
Domingo: das 17:00 às 00:00.

Grão. Foto: Divulgação.

Negroni Bar

Um dos primeiros bares de coquetéis do Baixo Pinheiros, o Negroni tem na bebida homônima a inspiração da casa.
Armando Amaré, um dos sócios e que pilotou o balcão por bom tempo, recomenda o Boulevardier Café para desfrutar o momento de reabertura.
A base de infusão de café em Bourbon, tem em sua receita também bitter italiano e vermute tinto.

Serviço:
Rua Padre Carvalho, 30, Pinheiros.
Terça a Domingo: das 17:00 às 22:00.
Reservas e pedidos: (11)2337-4855.

Boulevardier Café. Foto: Divulgação.

 

 

 

 

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências