Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Refúgios para desacelerar…

26 de janeiro de 2022 | 23h45 por Ensei Neto

São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, é cidade cosmopolita cuja identidade foi moldada ao longo dos anos com os incontáveis fluxos migratórios e imigratórios.

O resultado?

Uma cidade vibrante, multicultural e, como acontece nas outras metrópoles, existe de tudo para todos.
Uma das consequências desse dinamismo é que o ritmo frenético se mantém praticamente sem interrupções 24 horas de cada dia, que lhe conferiu o apelido de “a cidade que não pode parar”.

Esse ritmo acelerado, que experimentou uma brusca parada com o início da pandemia, apesar das variantes, gradativamente vem ganhando velocidade, sinalizado pela retomada das atividades do comércio e do setor de hospitalidade. Bares, restaurantes e cafeterias se reinventaram, passaram por um redesenho do local, ganhando em espaço para circulação e, principalmente, dando destaque para áreas abertas.
No meio de todo esse burburinho, alguns espaços começam a ganhar destaque pelo seu ambiente de tranquilidade e sons que trazem calma para a alma, como refúgios para desacelerar. São lugares especiais que nos transportam para lugares em que o tempo transcorre lentamente.

Na ruidosa Teodoro Sampaio, uma pequena galeria comercial abriga um dos refúgios mais especiais de São Paulo: HM Food & Café.
Uma cafeteria que combina cozinha autoral que trabalha com ingredientes frescos e sazonais, instalada na sobreloja da galeria, tem um espaço muito disputado: uma grande rede onde as pessoas podem passar momentos de relaxamento total.
Hesli Carvalho cuida pessoalmente de todos os detalhes da operação, da escolha dos lotes de café, do cardápio enxuto e certeiro, e, também, do rigor na aplicação dos protocolos de proteção à saúde.

HM Food Café. Foto: Divulgação.

Imagine desfrutar a vista de um extenso gramado junto de uma pequena quadra de vôlei de praia e rodeado de frondosas árvores. Junte-se uma bela varanda com mesas para saborear um café e acompanhamentos.
Mesmo ao lado da frenética Marginal Pinheiros, o BotaniKafé – Unidade Butantã cria um ambiente de uma casa de campo, cheia de espaço, com vista para uma mini floresta e cantos de pássaros, além de aromas deliciosos que exalam do salão de café.
Para um programa família, para sentir boas vibrações, é um refúgio perfeito.

BotaniKafe – Butantã. Foto: Divulgação.

 

Yoga, Plantas e Café.
Parece uma tríade que não se afina, porém a inspiração do casal Carolina Von Atzingen, chef e yogue, e Fernando Weney, que se especializou em jardinagem e plantas, criou um belo espaço onde uma atmosfera ancestral onde terracota é a cor predominante, conectando a yoga, botânica e comida consciente sob uma visão integrada.
Com pé direito alto e divisórias constituídas por diversas plantas, o Dois Trópicos abriga espaço para a prática da yoga e um restaurante cafeteria perfeito para o relaxamento num agitado dia a dia.

Dois Trópicos. Foto: Divulgação.

No encontro da Rua Augusta e Alameda Santos, na Paulista, fica o Perseu Coffee House, num belo espaço ladeado por jardins e um amplo vão livre. Com um excelente serviço de café, também oferece um completo serviço de restaurante embalados ao som de jazz de quarta-feira a domingo.
O ambiente transmite tranquilidade e aconchego, projeto assinado por Isay Weinfeld e mobiliário de importantes designers.
Oferece torras frescas de café pelo sistema Roastelier da Nescafé Profesional.

Perseu Coffee House. Foto: Divulgação.

 

O Bar dos Arcos está localizado no subsolo do Theatro Municipal de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo, República. Inaugurado em 2018, tem um dos mais ousados projetos fora da rota usual de bares de alta coquetelaria.
Tem, na entrada lateral do Theatro, o Café do Bar dos Arcos, que mantém toda a imponente arquitetura e ambiente original do prédio projetado por Ramos de Azevedo, inspirado no Ópera de Paris. No meio do burburinho da região central de São Paulo, é um lugar que nos transporta para o início do século passado com seus espelhos bisotados, um grande balcão de madeira e as clássicas mesas.
Vale a visita ou uma passagem antes de seguir para o bar no subsolo.

Café do Bar dos Arcos. Foto: Divulgação.

 

Imagine entrar numa fantástica fábrica de chocolate…
Essa é a proposta original da Fábrica de Dengo, da Dengo Chocolates, reconhecida pelos chocolates produzidos sob modelo “bean to bar”, onde os produtores são apresentados aos consumidores com toda transparência.
Uma grande ilha logo na entrada abriga o serviço de café com diversos métodos à escolha, num ambiente de dengo e abraço, como os anfitriões da casa dizem.
A grande pedida é a degustação de café harmonizada com os chocolates, que pode ser com um espresso ou um café coado, hoje um dos grandes sucessos da casa.
Os grãos de café são de pequenos produtores de Divinolândia, SP, Serra da Canastra, MG, e de Patrocínio, MG, com suas histórias contadas em suas embalagens.

Fábrica de Dengo. Foto: Divulgação.

 

SERVIÇO:

HM Food Café
Rua Teodoro Sampaio, 1.027, 1º andar, Pinheiros.
Contato: (11)3508-8841.

BotaniKafé – Unidade Butantã
Avenida Magalhães de Castro, 286, Butantã.
Contato: (11)934 315 660

Dois Trópicos
Rua Mateus Grou, 589, Pinheiros.
Contato: (11)984 348 495

Perseu Coffee House
Alameda Santos, 2159, Jardins.
Contato: (11)995 430 892

Bar dos Arcos Café
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n, República.
Contato: (11)984 568 732

Fábrica de Dengo | Dengo Chocolates
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 196, Pinheiros.
Contato: (11)910 189 842

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?