Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Seleções de Cafés

Conheça algumas lojas que oferecem boa diversidade de cafés.

23 de outubro de 2020 | 13h57 por Ensei Neto

Nos últimos anos, o número de microtorrefações se multiplicou em todo o Brasil, em boa parte impulsionado pelo crescente interesse do público consumidor e, também, pela consolidação do mercado de café. A indústria de torradores vem trabalhando em ritmo muito forte, pouco afetado pelo momento pandêmico pelo covid19, bem como o de equipamentos para a indústria de torrefação e o de embalagens.
Uma das tendências observadas é o crescente número de cafeicultores estreando no mercado como microtorrefadores e, em alguns casos, torrefações de maior porte.

Todo esse movimento traz consigo o aumento do número de marcas de café, em diferentes estilos e segmentos, bem como na oferta por variedades e sistemas de produção. No entanto, algumas marcas acabam por atuar apenas regionalmente, muitas vezes por questão de logística e distribuição. O mercado varejista é bastante seletivo, impondo condições que boa parte dessas pequenas torrefações não conseguem atender.

Como boa alternativa, canais de vendas especializados têm surgido nos últimos tempos. São lojas especializadas na venda de cafés de microtorrefações, funcionando como empórios e locais onde a experimentação de cada produto pode ser feito em diferentes métodos de preparo antes da aquisição.

A pioneira nesse segmento é a Tem Café, do Yuri Pinotti, que teve seu primeiro endereço junto à Praça Buenos Aires, em Higienópolis, e, hoje, sua loja está localizada à Rua Fidêncio Ramos, 34, na Vila Olímpia. Seu foco são torrefações de cafeicultores, além de oferecer utensílios para preparo.
Aceita pedidos também por Whattsapp: (11)972 503 861.

TEM Café. Foto: Divulgação.

O Café Mercado da Vila, comandada pelo Rodrigo Bachman, além de funcionar como cafeteria, oferece uma enorme gama de marcas de cafés especiais, hoje com mais de 70 diferentes marcas. O início da operação aconteceu em fins de 2019 e Rodrigo avalia pessoalmente todos os cafés, fazendo as descrições para orientação dos clientes.
Com endereço à Rua Inácio Pereira da Rocha, 264, Vila Madalena, tornou-se um dos pontos de encontro de coffee lovers da região.
Rodrigo atende também por meio de Whattsapp: (11)992 722 516.

Café Mercado da Vila. Foto: Divulgação.

 

De certo, uma das idéias mais geniais no mercado de cafés de especialidade é a Seleção do Erick, que tem base em São José dos Campos, SP.
Projeto pessoal do engenheiro mecatrônico Erick Petta Marinho, começou como desejo de experimentar o maior número de cafés possível, depois de descobrir a diversidade de aromas e sabores durante seu estágio na Europa.
Ao retornar ao Brasil, começou a fazer contato com produtores, solicitando amostras para conhecer o que havia disponível no mercado até, em 2018, lançar os kits com seleção de cafés para degustação.

Hoje tem como sócio o barista Julio Flórido, que também auxilia na seleção dos cafés que compõem os kits, que podem ter embalagens de 30g e 100g, podendo contar com 10 ou 20 diferentes cafés.
Vendas: online, www.selecaodoerick.com , IG @selecaodoerick e por Whattsapp: (12)981 682 496

Seleção do Erick. Foto: Divulgação.

 

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências