Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Clubes de assinatura de café trazem boas surpresas todo mês

Novas modalidades de comércio de café facilitam a vida dos amantes da bebida; confira quatro dicas de clube de assinatura

01 de maio de 2019 | 16h40 por Ensei Neto

O café é a bebida quente mais consumida do mundo. É parte obrigatória do nosso dia a dia, seja para uma simples pausa ou para acompanhar uma boa conversa. Pode-se dizer que o café é a felicidade líquida!

Na medida em que você se converte em um apaixonado por café, é natural o interesse em conhecer mais sobre as histórias dessa semente que definitivamente mudou o mundo.

Num país de dimensões continentais como o nosso, com áreas de produção de café desde o Ceará até o Paraná, o número de produtores é muito grande. Considerando-se particularidades como o estilo do cafeicultor de tratar o seu pomar (lembrete: o café é bebida preparada com as sementes da fruta do cafeeiro), da localização do cafezal, das variedades escolhidas e técnicas para a colheita e secagem das sementes, é quase infinito o número de possibilidades de resultados. Essa é a magia do café!

Após o período da colheita, tão logo as primeiras sementes colhidas estejam prontas para a comercialização, entra em cena um profissional que tem a missão de fazer a classificação e avaliação de lotes de café para servir o mercado, que cada vez mais se mostra ávido por novidades. Parte do trabalho desse caçador de cafés é o de abastecer cafeterias, torrefações especializadas e até outras modalidades de negócios.

Desde 2012, o mercado brasileiro tem os chamados clubes de assinatura de café que, a partir de um plano escolhido pelo coffee lover, entregam um lote de café de diferentes origens e produtores mês após mês. Devido à expansão do mercado brasileiro de cafés de alta qualidade, esse segmento também tem experimentado um grande crescimento, sendo natural que grandes empresas venham a participar da festa.

FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

Conheça agora alguns clubes de assinatura de café que têm ofertas muito interessantes:

Moka Clube

Por Hugo Rocco / Curitiba
Conduzido por Hugo Rocco, que se autodenomina “o segundo primeiro” coffee hunter (caçador de cafés) do Brasil, começou a entregar os primeiros cafés por assinatura em agosto de 2012, sendo, portanto, o pioneiro do setor. O Moka Clube oferece uma curadoria ao enviar cafés de origens, histórias e notas sensoriais diferentes todo mês. É possível escolher entre assinaturas de 250g, 500g e 1 kg por mês, em mokaclube.com.

Grão Gourmet

Por Renata e Boris Gancev / São Paulo
Começou sua operação no final de 2013. É tocado pelo casal Renata, que tem mestrado em engenharia de minas, e Boris, engenheiro mecânico e especialista em economia. Eles pesquisaram por um bom tempo o mercado e as alternativas para oferecer excelentes cafés, o que levou à criação desse clube que também possui loja online para venda de utensílios. Têm diversos planos de entrega mensal de cafés selecionados, em graogourmet.com.br.

Grão Café

Thiago Martinez / Presidente Prudente (SP)
Economista de formação, Thiago começou a pesquisar atividades que lhe permitissem dedicar mais tempo à família até se decidir pelo café. Iniciou estudos e participou de cursos para que tivesse condições de abrir sua torrefação de cafés especiais. Em dezembro de 2016, lançou seu clube de assinatura de café, o Grão Café, com seu irmão. Buscam sempre oferecer aos assinantes ampla gama de cafés com identificação do produtor e informações como processo de produção e as características da bebida. Possuem três planos de assinatura, variando a quantidade recebida mensalmente, em graocafe.com.br.

Noete Café Clube

Daniel Cabral e Guilherme Hammers / Belo Horizonte
Tendo como lote de lançamento um café produzido da Fazenda Recanto, de Machado (MG), o Noete Café Clube iniciou atividades em outubro de 2015. Daniel e Guilherme percorrem os campos em busca de cafés, provando, adquirindo e torrando para as entregas mensais. Além do já tradicional clube de assinatura de cafés, o Noete é o primeiro clube de cold brew do País, cujas brassagens são feitas musculosamente por eles. A novidade é o lançamento do mineiríssimo plano Café com Queijo, em parceria com o Armazém São Roque da Canastra, que mensalmente entrega uma imperdível seleção. Assinaturas pelo noetecafeclube.com.br.

À procura de excelentes cafés. FOTO: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

Tags:

Ficou com água na boca?