Paladar

Um café para dividir

Histórias e experiências sobre o café

Você no comando – 2. Balanças

Conheça as opções de balanças para o preparo do seu café.

13 de dezembro de 2021 | 13h58 por Ensei Neto

Um dos utensílios mais importantes para o coffeelover e os baristas é a balança, pois a proporção entre grão de café moído e água define os sabores que você irá perceber na xícara. Portanto, é muito recomendável até você adquirir o chamado “olhar clínico”, resultado da experiência de “medir” volumes e quantidades no “olhômetro”, ter uma balança como companheira é garantia de boas e repetidas boas experiências.

Alguns baristas e os geeks do café fazem uso da balança também no momento de verter a água no sistema de preparo escolhido, para uma presumível precisão de adição do volume total. O resultado é bastante satisfatório, apesar de que existem outros pontos a serem levados em conta para se garantir essa alta precisão, que comentarei num próximo post. De qualquer forma, o uso da balança tem se popularizado por meio das cafeterias, sugerindo receitas e suas proporções, além de diferentes modos de extração para explorar ao máximo o perfil sensorial de cada grão.

E vem a pergunta: “qual tipo de balança devo usar?”

Você é exigente ou gosta de praticidade?

É adorador de tecnologias ou prefere algo mais clássico?

Respondendo estas perguntas, é possível definir o melhor tipo de balança para você.

A brasileira Dose Certa, da Pressca, é uma balança que funciona a partir de um princípio básico da Física, que é o equilíbrio entre dois pontos. Com o formato de uma colher dosadora, a Dose Certa pode pesar até 25g em intervalos de 1g, com excelente precisão. Dispensa energia elétrica e pode ser uma excelente companheira de viagens também, além de ter um design muito simpático.

Balança Dose Certa. Foto: Divulgação.

 

Vinda da China por meio de diversas marcas por aqui, esta balança digital SF-400 tem capacidade de pesar até 10kg e têm precisão de 1g. Certamente é a campeã de vendas para uso doméstico, funcionando razoavelmente bem em alguns ambientes profissionais como cozinhas de bares e pequenos restaurantes.
Na faixa até 500g, tem desempenho de precisão mais do que suficiente para pesar seus cafés em casa.

Balança digital SF400. Foto: catálogo digital.

 

A balança digital FPro, importada pela Flavors, conhecida empresa do ramo de utensílios para café, tem recursos muito procurados por baristas e coffee geeks, o apaixonado por café mais avançado, como o cronômetro. Sua precisão é de 0,1g.

Balança digital FPro. Foto: Divulgação.

 

A balança digital da japonesa Hario, também importada pela Flavors, foi a primeira a apresentar os recursos como precisão de 0,1g, cronômetro e tara. Com desenho minimalista, cativou o mercado a partir de 2004, quando foi lançada na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Balança digital Hario. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal.

 

A curitibana Moka Clube é a atual representante dos produtos da chinesa Timemore, que tem em sua linha porta filtros, moedores manuais e balanças digitais.
Seguindo design minimalista combinado com tecnologia, a série Black Mirror tem excelente interface com smartphones, permitindo visualização de dados como tempo e volume extraído em tempo real.
Tem precisão de 0,1g e conta com cronômetro, além de outras funcionalidades.

Balança digital Timemore. Foto: Divulgação.

 

 

A alemã Melitta tem investido fortemente em suas novas linhas de utensílios, retomando a sua vocação original: facilitar o preparo do café.
Seu último lançamento é a balança digital, oferecida nas cores branca e preta. Com as funcionalidades mais pedidas como precisão de 0,1g, cronômetro e tara, têm como diferencial botões físicos, que facilitam sua operação.

Balança digital Melitta. Foto: Divulgação.

 

SERVIÇO:

Balança DOSE CERTA
www.pressca.com.br

Balança SF-400
www.amazon.com.br

Balanças FPro e Hario
www.flavors.com.br

Balança Timemore
www.mokaclube.com.br

Balança Melitta
www.melitta.com.br

 

 

 

 

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?