Paladar

Jô Auricchio

“Pringles” de chocolate

05 março 2009 | 11:28 por Estadão

Eu me sinto particularmente atraído pelas guloseimas mais estranhas. Se o formato for incomum então, eu fico fisgado no ato.

Foi o que aconteceu quando me deparei com Chocola’s.
A curiosa 'pringles' de chocolate
Foi com uma ponta de medo, confesso, que peguei a embalagem em minhas mãos. Chocolate belga, mas popularzão. Depois de romper o papelão, lá estavam as lâminas de chocolate, como que se expostas em um altar improvisado.
A embalagem interna de Chocola's
O aroma inicial foi convidativo. Chocolate aceitável com laranja. E pela cara do chocolate, visivelmente abalado pela temperatura de 26 graus que fazia, lá estava um exemplar minimamente decente do doce mais popular do planeta.

Se o chocolate não derrete ou, pior, perde a coesão física sob calor, perdendo o aspecto homogêneo, pule fora. Pode ser açúcar e gordura misturados, mas não chocolate.

Felizmente, as lâminas eram chocolate de verdade. E olha, pelo preço, R$ 9, um chocolate bacana.
A parte de baixo da lâmina de chocolate
Na superfície côncava, um batalhão de bolinhas crocantes. Na convexa, uma textura bonita. Adoro comida arquitetonicamente pensada…

Coloquei uma na boca. Impressionante.

O primeiro sabor que invade a boca é o de chocolate. Ao leite, gostoso. Logo em seguida, as bolinhas crocantes pressionam as papilas gustativas, ao mesmo tempo que o chocolate fica cremoso. E finalmente, um sabor delicioso de laranja toma conta, se espalhando do meio para os lados da língua.

Tentei mais uma, dessa vez deixando que a parte convexa fizesse contato com o palato. Sensacional. Além de amplificar o sabor, o amálgama paradoxal, cremoso e crocante, fez uma verdadeira revolução na minha boca.

Se fundassem uma seita new age cuja hóstia fosse essa, algo como a ordem do panda obeso ou algo que o valha, seria um sucesso absurdo.

Como o chocolate é fininho, satisfaz bastante. E não dá aquela paranóia de comer toda a embalagem. 3 ou 4 são mais que suficientes.

Existem mais dois sabores de Chocola’s, meio amargo e ao leite. Nem se dê ao trabalho. O grande barato é o contraste do sabor de laranja.

Ficou com água na boca?