Paladar

Enquanto a aula não chega…

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Enquanto a aula não chega…

03 junho 2009 | 08:44 por Luiz Américo Camargo

andoni
Ontem, Andoni Luis Aduriz, chef do Mugaritz, deu umas voltas por São Paulo. Com a mulher, Miren Garbiñe, e o assistente brasileiro, Rafael Costa e Silva, ele foi ao Mercadão ver frutas, legumes, peixes – os pescados de rio, em particular, chamaram mais a sua atenção. “Quando visito uma cidade, faço questão de ir ao mercado central. Mas não só para olhar os produtos. Gosto de observar as pessoas, seu comportamento. É uma boa forma de aferir a pulsação do lugar. De tentar captar a alma da cidade”.

Do mercado, o trio foi à Liberdade, para andar pelas ruas e visitar lojas como a Marukai – inclusive para investigar algum outro legume interessante para a aula ‘Mugaritz: um ensaio sobre os vegetais’, workshop que acontece no sábado no evento Paladar – Cozinha do Brasil. Andoni, Garbiñe e Rafael seguiram depois ao restaurante Dalva e Dito, onde provaram, entre outras coisas, moqueca de badejo e porco na lata, além de algumas caipirinhas. Andoni se divertiu ainda com as pimentas e gostou da biquinho: “dá para comer”. Ao avistar uma pequena imagem numa prateleira da cozinha, brincou: “olhem lá, é Santo Antônio. O meu nome”. Era São Benedito, que batiza o restaurante.

O chef basco é um dos destaques do evento do Paladar, que começa na noite de amanhã e vai até domingo. Sua aula, até agora, tem sido uma das mais procuradas pelo público.

A programação completa está em www.paladardobrasil.com.br