Paladar

Levain 12 (e 1/2): Enfim, o pão

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Levain 12 (e 1/2): Enfim, o pão

20 março 2010 | 16:28 por Luiz Américo Camargo

Primeiro, aqui está o objetivo da nossa saga do fermento natural. Um pão de pouco mais de um quilo, que saiu agora do forno e, neste momento,  descansa sobre uma grelha. Ele é simpático, não? Imagino que os de vocês também sejam.

 

paoprontofrente 

Agora, de trás para frente, contemos a história que faltava. No post Levain 12, hoje de manhã, fomos até o momento em que a bola de massa foi formada. Depois de cinco horas e meia, ela ficou assim:

massacresce

 

Ela então foi ‘amassada’ sobre uma superfície enfarinhada, para depois ser modelada num filão comprido, mas ovalado.

paoamassa

paodobra

 

Enquanto o forno aquecia, o pão, que já estava na assadeira, crescia. Imediatamente antes de levar ao forno, polvilhei a superfície do filão com farinha, fiz um corte com uma navalha e borrifei com água (com uma garrafa térmica de água, dessas nebulizadoras, sabem?).

paocorte

 

Foram 45 minutos de forno, até deixá-lo bom dourado.

 paoprontocimalevainpaocortado

 

Ainda não comi o pão, vou deixar que esfrie bem. Acho que ficou bom. Mas posso garantir que o mais saboroso de toda essa jornada foi reunir tanta gente nesta corrente da fermentação natural.

Espero receber notícias de vocês. Por favor, enviem as fotos dos pães prontos (caprichem no foco e no enquadramento) para fermentacaonatural@gmail.com, pois montarei uma galeria com as fotos. Coloquem seus nomes, o dia em que começaram a criar o levain etc. E vamos com calma, não precisa ser hoje. Pode ser durante a semana, à medida que os levains de todo mundo estiverem fortes e ativos. Lembrem-se: o fermento natural nos ensina a paciência.