Paladar

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Levain 9: Preparar…

17 março 2010 | 14:47 por Luiz Américo Camargo

Sei que demorei a aparecer hoje, mas só agora consegui escrever. O boletim do dia? O levain segue aumentando, já voando em velocidade de cruzeiro. Diria que já é quase possível prever seu comportamento. Tiro da geladeira, ele está dormente; refresco, misturo; em duas horas, ele está maior, e borbulhante.

Já podemos pensar no pão que faremos no fim de semana – espero que todos estejam alinhados até lá. Porém, quem não estiver pronto, não tem problema. É só não parar: as dicas e os relatos de todos estão aqui no blog, basta começar depois.

De quanto levain precisaremos? Podemos nos programar e pensar assim. Para um pão cujo peso final (pronto, assado) será de pouco mais de um quilo, precisaremos de 800 g de farinha e 30% do peso disso em levain (ou seja, 240 g). Um copo, basicamente. E não esqueçam de que parte do fermento terá de ser preservada.

Amanhã, darei informações mais precisas, falarei sobre a água ( um aspecto importantíssimo). Mas quero já adiantar que não precisaremos de nada mirabolante: um boa assadeira, um bowl, farinha (branca e integral), sal.

Dúvidas? Estou à disposição.

Ficou com água na boca?