Paladar

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Sobre o levain…

31 março 2010 | 14:23 por Luiz Américo Camargo

Nossa saga da semana passada, da criação do levain ao pão pronto, obviamente não foi esquecida. Na verdade, os fermentos de muitos dos que participaram da jornada demoraram um pouco a pegar, enfim, demandaram tempos diferentes. Mas o fato é  que recebi mais de vinte fotos de valorosos pains  au levain, gerados nos mais diferentes lugares. A galeria vai sair – fiquem tranquilos, pois avisarei.

A experiência de fazer uma atividade culinária de forma coletiva e online, diga-se, foi tão legal que tenho pensado em outras possibilidades. Pratos que levem algum tempo, que exijam um lento processo, de preferência. Pensei num cassoulet. Começamos pelo confit de pato; no dia seguinte, colocamos o feijão de molho e por aí vai.

Lendo a respeito – sobre cassoulet –, na Larousse Gastronomique, edição de 1938, me deparo com um texto de Anatole France, um entusiasta particularmente do cassoulet ao estilo da cidade francesa de Castelnaudary. France, aliás, costumava falar de um restaurante  de sua predileção, em Paris, onde o prato era preparado no mesmo panelão, ininterruptamente, havia vinte anos. Curiosidades à parte, acho que é uma receita interessante para ser realizada no nosso esquema ‘ao vivo na web’.