Paladar

Um novo levain, parte 1

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Um novo levain, parte 1

14 dezembro 2010 | 07:30 por Luiz Américo Camargo

Seis meses atrás, a adesão foi sensacional. Muitos e muitos leitores embarcaram na aventura de criar conjuntamente seu fermento natural para pão, dia após dia, por intermédio deste blog. Vários mantêm seus levains lépidos e fagueiros, e viraram padeiros amadores. Prometi que voltaríamos à carga e cá estamos. Com sorte, teremos um ótimo fermento para um delicioso pão para as festas de fim de ano.

Comecemos. O primeiro passo é simples. Precisamos de um ramequin, ou recipiente do tipo. Precisamos de um pano limpo. E de um lugar num armário bem protegido. Vamos preparar um suco de abacaxi, processando a fruta. E separar farinha integral.

 

Juntemos então um quarto de copo de suco de abacaxi, coado, a três colheres (cheias) e meia de sopa de farinha de trigo integral. É preciso misturar bem, sem deixar grumos… como se todos os grãos estivessem umedecidos. Feito isso, vamos cobrir com um pano e colocar num armário, longe do sol e do  vento.

Em princípio, vamos esperar 48 horas. Porém, duas ou três vezes ao dia, é bom tirar o pote de prateleira, descobrí-lo e dar uma mexida na mistura, por um minuto. É provável que, amanhã, já tenhamos algumas bolhas. E que tenhamos uma reação mais forte antes de 48 horas, talvez com um dia e meio – o que vai variar conforme a temperatura local.

Mais uma vez: por que estamos usando suco de abacaxi? A dica é do padeiro/escritor americano Peter Reinhart. O abacaxi tem açúcar, acidez e, de acordo com pesquisas, a fruta consegue inibir a ação do leuconostoco, uma bactéria indesejável ao processo (reparem que estamos lidando com microorganismos que estão no ar e que vão dar origem ao processo de fermentação).

Por enquanto está fácil, não? Vamos nos lendo por aqui. Contem-me como vão, perguntem. Até mais.