Paladar

Verdades e mitos…

Luiz Américo Camargo

Eu só queria jantar

Verdades e mitos…

09 agosto 2011 | 07:03 por Luiz Américo Camargo

“Na Espanha, com quaisquer 10 euros se come muito bem em qualquer canto.”

Não é bem assim. Especialmente se falarmos de restaurantes (não de bares). E mais precisamente dos tais menus turísticos de 10 e 12 euros: estes são uma furada, em sua grandíssima maioria. Até me aventurei – risco calculado, mesmo – por uma ou outra dessas roubadas, para testar, e me dei mal. Este aí, da foto, em Barcelona, no Born, pertinho da basílica de Santa Maria del Mar, foi um deles. Parecia mais sério, anunciando produtos orgânicos, cozinha de mercado, não tinha fotos de paella na porta nem oferecia ‘sequência de tapas’. Era um menu de 10,50 euros e, infelizmente, incomível. Até vou publicar a foto, não como recomendação, mas como alerta.

Se o orçamento estiver muito baixo, melhor comprar pão e uns frios. Ou bancar um sanduíche, diretamente. Ou escolher tapas e pintxos (por dez euros, é possível comer 4 ou 5 unidades, dependendo do ingrediente, e bebericar um copinho de sidra).

Qual o limiar do bom preço, falando de restaurantes com mesa e talheres? Eu creio que a partir dos 15 euros já aparecem algumas coisas. E, com 19, por exemplo, paga-se o belíssimo almoço-executivo do Gresca, em Barcelona, sobre o qual falarei futuramente.