Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

A atividade do Sommelier de Cachaça é reconhecida como profissão

A partir do próximo ano a atividade do Sommelier de Cachaça passa a ser oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como profissão. O reconhecimento faz parte de um amplo trabalho de revisão das atividades profissionais do país, realizado pela FIPE e pelo Ministério da Economia, e reconhece também as atividades do Sommelier de Cerveja e do Sommelier de Saquê.

21 de julho de 2021 | 21h21 por Mauricio Maia

Ao contrário de muitas pessoas nesse nosso sofrido Brasil, tive o privilégio de escolher o que iria fazer da vida. Cogitei ser médico, jornalista e até músico, mas acabei na publicidade, onde fui feliz profissionalmente durante mais de 25 anos. Sempre levei a Cachaça junto comigo nessa jornada. Uma paixão. Um propósito. E a Cachaça me levou para dentro da sala de aula. Ensinar e compartilhar o conhecimento me enche de alegria, e hoje posso dizer que vivo para esse propósito. Nada me dá mais satisfação do que incentivar outras pessoas. Mais que qualquer reconhecimento, contribuir para o crescimento profissional daqueles que me cercam é a minha recompensa.

Hoje, não poderia estar mais feliz e compartilhar com vocês que depois de mais de 20 anos atuando e desenvolvendo a área de sommelieria da cachaça e outros 10 anos atuando na educação, formando novos profissionais, fico orgulhoso e até emocionado com o reconhecimento da atividade profissional de Sommelier de Cachaça.

 

Taças ISO

Taças de degustação para atividade do sommelier – FOTO: Isadora Bello Fornari

 

Após mais de 1 ano de um trabalho impecável da Sommelière Priscilla Colares, para o reconhecimento da atividade do Sommelier de Cerveja como profissão, fui chamado para participar da reunião de validação de outras especialidades da sommelieria, que também confirmou a atividade do Sommelier de Saquê e, claro, do Sommelier de Cachaça.

Participei juntamente com profissionais que admiro e respeito: Bia Amorim, Jayro Pinto Neto, Fernanda Bressiani, Yasmin Yonashiro, Pedro Barcellos e José Padilha.

Além disso a lista conta com uma sinonímia para da atividade de Sommelier de Cachaça que constará como: Cachacier, Cachacière, Cachacista, Cachaceiro e Cachaceira. É muito orgulho!

Não posso deixar de mencionar também meu professor e amigo Arnaldo Ribeiro, da Fazenda Escola Cana Brasil, em Itaverava – MG, que sempre acreditou e apoiou minhas ideias, abrindo as portas da escola para montarmos juntos o único curso de formação profissional de Sommelier de Cachaça do mercado.

Gente!!!! Agora Sommelier de Cachaça é oficialmente uma profissão!!! Dá para bater no peito e dizer: Eu sou Cachaceiro! Coisa que sempre fiz por sinal… Saúde!

 


Para saber mais:
O Ministério da Economia está dando continuidade ao Projeto de Atualização da CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, obra de referência para classificar os empregos do mercado de trabalho brasileiro.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP) participou na elaboração da CBO.
A Classificação Brasileira de Ocupações é o documento onde estão classificadas e descritas todas as profissões do mercado de trabalho no Brasil.
É o documento normalizador que reconhece, nomeia e codifica os títulos e conteúdo das ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro.
Trata-se do reconhecimento da existência de uma determinada ocupação no mercado de trabalho, para fins exclusivamente classificatórios, sem função de regulamentação profissional.
A CBO tem como unidade de descrição a Família Ocupacional, um conceito ampliado de emprego, que abrange várias ocupações sob um mesmo título.
Cada Família Ocupacional é descrita por meio da aplicação de um método intitulado DACUM, que permite o amplo levantamento de um conjunto de atividades realizadas pelo profissional.
Segundo o método, a descrição e a análise ocupacional são desenvolvidas por meio de dinâmicas de grupo, denominadas Painéis de Convalidação, com profissionais que efetivamente trabalham na ocupação a ser descrita, reconhecidos como profissionais de alto desempenho em suas funções.
O resultado dessas dinâmicas são descrições detalhadas de cada Família Ocupacional e suas ocupações, como pode ser conferido no site disponível para consulta www.mtecbo.gov.br
Foram convidados a participar do projeto CBO do Ministério da Economia para a inclusão das titulações SOMMELIER DE CERVEJA, SOMMELIER DE CACHAÇA e SOMMELIER DE SAQUÊ os profissionais: Priscilla Colares, Beatriz Amorim, Jayro Pinto Neto, Fernanda Bressiani, Maurício Maia, Yasmin Yonashiro, Pedro Barcellos e José Padilha.
O Painel de Convalidação foi substituído por reuniões virtuais com os profissionais citados acima e com a realização de uma videoconferência realizada no dia 11 de março de 2021.
A reunião contou também com a participação da equipe técnica e do coordenador técnico do Projeto CBO da FIPE e da equipe da CCBO – Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério da Economia.
As titulações SOMMELIER DE CERVEJA, SOMMELIER DE CACHAÇA e SOMMELIER DE SAQUÊ foram incluídas na ocupação SOMMELIER de código 5134-10 na Família Ocupacional 5134:  TRABALHADORES NO ATENDIMENTO EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E HOTELARIA.

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas