Paladar

O Cachacier

Tudo sobre cachaça, por Mauricio Maia

Onde beber uma boa cachaça

Apesar da bebida ainda não ser tão valorizada o quanto eu acho que ela mereça, São Paulo está repleto de bons bares, restaurantes e empórios onde podemos apreciar uma boa cachaça

11 novembro 2016 | 17:50 por Mauricio Maia

Uma pergunta, para mim corriqueira, é onde beber uma boa cachaça. Costumo responder que o melhor lugar é aquele onde tiver a sua marca preferida. Claro que o local é muito importante. Seja pela qualidade do serviço, pelo conforto do lugar, pelo conhecimento sobre o produto e, é claro, pela seleção de rótulos disponíveis.

Algumas semanas atrás falei de dois lugares que acabaram de lançar novas cartas de cachaças: o Armazém Alvares Tibiriçá e o restaurante Rota do Acarajé, este com 1.003 rótulos disponíveis e com um empório onde você pode adquirir sua garrafa preferida para levar para casa. Já no Armazém Alvares Tibiriçá, a carta é mais sucinta, mas a seleção é feita pelo especialista, proprietário da Pousada e Cachaçaria Macaúva (Analândia/SP) e presidente da Cúpula da Cachaça, Milton Lima. Que também assina a carta de outras duas casas, o bar Cão Véio, em Pinheiros, e o restaurante Sal Gastronomia, em Higienópolis, ambos de propriedade do chef Henrique Fogaça.

 

Cachaça Pirajá Velha Guarda. Produzida em Parati pelo mesmo alambique que faz a Santo Grau. Acompanhamento perfeito apra um caldinho de feijão e um torresmo FOTO: Mauricio Maia/acervo pessoal

Cachaça Pirajá Velha Guarda. Produzida em Parati pela Santo Grau. Acompanhamento perfeito para um caldinho de feijão e um torresmo FOTO: Mauricio Maia/acervo pessoal

 

Não poderia esboçar qualquer roteiro sobre cachaça sem dar uma passada pela Vila Madalena, onde há diversas casas que oferecem uma farta variedade de marcas para o apreciador, mas existem algumas onde a cachaça recebe um tratamento especial. Uma é o Empório Sagarana, na rua Aspicuelta, onde a carta contempla rótulos tradicionais e raros além de lançamento e marcas mais recentes. Porém o diferencial é o conhecimento de seu proprietário, Paulo Leite, que além da seleção criteriosa, conhece como poucos os destilados oferecidos e tem sempre uma boa história para contar associada a marca escolhida. Se você preferir algo para beliscar junto com sua branquinha é só atravessar a rua e se instalar na casa irmã, o Aê Sagarana, ou ir até a casa mãe, na rua Marco Aurélio, ali do ladinho, na Vila Romana.

Outro ponto famoso na região é o Bar Filial, seu salão é inteiro rodeado por prateleiras recheadas de boas cachaças, algumas raras, outras já fora do mercado. Essa grande variedade deve ganhar em breve o reforço de cerca de 300 marcas, da coleção do cantor Ivan Lins, amigo do proprietário Elton Altman, que generosamente fez a doação para a casa além de indicar uma nova marca que deve integrar a carta de cachaças. Além destas a carta ainda vai ganhar mais três novas integrantes, indicadas por personalidades como o cantor Paulinho da Viola que já fez sua recomendação. Estou aguardando ansiosamente.

Ainda na região posso citar o bar Pirajá, onde além de uma boa variedade você encontra uma marca própria, a cachaça Pirajá Velha Guarda, produzida em Paraty pela tradicional Santo Grau.

Se sua pegada for coquetelaria, o Guarita Bar é parada obrigatória. Além de provar a seleção de cachaças feita pelo bartender e proprietário Jean Ponce – profundo estudioso do destilado nacional –  você pode se deliciar com seus coquetéis, criações que sempre valorizam a cachaça e os sabores nacionais.

A relação de bares é infinita, com casas em Vila Mariana, Moema, Vila Olímpia, Itaim Bibi, Chácara Santo Antonio, Brooklin, Santo Amaro, poderia passar uma lista infinita de bons lugares para se tomar uma boa cachaça na cidade, mas prefiro continuar passando subsídios para que vocês me respondam: onde é um bom lugar para tomar cachaça?

Saúde!


Serviço:

Armazém Alvares Tibiriçá
R. Marquês de Itu, 847, Vila Buarque
Telefone: (11) 2365-1671
www.alvarestibirica.com.br

Rota do Acarajé
Rua Martim Francisco, 529/533, Santa Cecília
Telefone: (11) 3825-3984 / (11) 3668-6222
www.rotadoacaraje.com.br

Cão Véio
R. João Moura, 871 – Pinheiros
Telefone: (11) 4371-7433
www.caoveio.com.br

Sal Gastronomia
R. Minas Gerais, 352 – Higienópolis
Telefone: (11) 3151-3085
www.salgastronomia.com.br

Empório Sagarana
R. Marco Aurélio, 883 – Vila Romana
Telefone: (11) 3539-6560
e
R. Aspicuelta, 271 – Vila Madalena
Telefone: (11) 3031-0816
www.emporiosagarana.com.br

Aé Sagarana
R. Aspicuelta, 268 – Vila Madalena
Telefone: (11) 2768-2004
www.emporiosagarana.com.br

Filial
R. Fidalga, 254 – Vila Madalena
Telefone: (11) 3813-9226
www.barfilial.com.br

Pirajá
Av. Brig. Faria Lima, 64 – Pinheiros
Telefone: (11) 3815-6881
www.piraja.com.br

Guarita Bar
R. Simão Álvares, 952 – Pinheiros,
Telefone: (11) 3360-3651
www.facebook.com/guaritabarSP

Pousada e Cachaçaria Macaúva
Rua H, 61 – Portal das Samambaias – Analândia – SP
Telefone: (19) 99670-7078 / (11) 96465-7078
www.macauva.com.br

Tags:

Ficou com água na boca?