Paladar

Eles têm um importante convite a fazer

11 abril 2013 | 23:03 por Redação Paladar

A 7ª edição do Paladar – Cozinha do Brasil está marcada para os dias 3, 4 e 5 de maio, em São Paulo. É uma grande reunião de chefs, sommeliers, pesquisadores e amantes da gastronomia. E eles esperam você também por lá.

Quer conhecer mais sobre queijos nacionais? O mestre-queijeiro e chef do Donostia Bruno Cabral discute – com direito a degustação, claro – a produção brasileira artesanal dos laticínios.

O crítico Luiz Américo Camargo, do blog ‘Eu só queria jantar’, fará uma aula-almoço para discutir o papel do crítico gastronômico no jornalismo. Ele também irá tratar, em outro encontro, do mercado de restaurantes em São Paulo.

Alberto Landgraf, chef do restaurante Epice, desafia o público a ser criativo. A inovação, diz ele, é mais fácil na teoria do que na prática. Ele falará dos laboratórios criados no seu restaurante para estimular processos criativos.

A jornalista Fernanda Donelon convida o público para conhecer o funcionamento da horta urbana da Vila Beatriz. No fim da aula, haverá uma degustação com pratos feitos na hora pela chef Silvia Corbucci.

Leo Botto, chef do grupo Chez, fará um jantar tipicamente nacional. Ele convida o público para apreciar o cardápio que montou com o mestre cervejeiro Paulo Leite, harmonizando cervejas do Brasil com pratos de diversas origens.

Helena Rizzo, chef do Maní, compartilha a aula Na Natureza Selvagem, domingo dia 5 de maio, com o produtor José Ferreira, que em seu sítio de Paraty planta “de um tudo” em meio às árvores da Mata Atlântica e faz compota para não desperdiçar nada. Enquanto conversa, a chef leva a conservação para a panela em receitas como o mil-folhas de lírio-do-brejo.

Direto da cozinha do Clos de Tapas, a chef Ligia Karazawa convida o público para sua aula “Tapas brasileiras”, sábado, às 16h. Ela vai criar versões do tradicional petisco espanhol com a cara do Brasil, usando ingredientes como mini milho roxo indígena.

Jefferson Rueda, chef do Attimo, vai falar sobre boi: do corte ao preparo em uma aula dentro de sua cozinha e das diversas possibilidade de se criar iguarias com as partes menos prestigiadas da carne na aula “Trocando em miúdos”.

Porco não é só bacon. O chef André Mifano vai ensinar técnicas e truques de preparo de embutidos com as partes usualmente descartadas.

O chef paulista Henrique Fogaça contará um pouco de sua trajetória, do cardápio de seu último empreendimento – o gastropub Cão Véio -, falará sobre harmonizações com cerveja e ainda discutirá, com Benny Novak, o sucesso de pubs e brasseries.

Carla Pernambuco, chef do Carlota e do Las Chicas, estará à frente da aula “Ceia baiana para todos os santos” junto com Leila Carreiro, do Dona Mariquita. A dupla montará uma rica mesa de comidas típicas baianas.

O chef José Barattino espera você para discutir a rede produtiva por trás da comida de um restaurante. A aula, “Cadeia do prato: do produtor ao consumidor”, é no dia 3 de maio.

Vai ser conversa de mesa de bar. Ou de pub. Ou de brasserie. Os chefs Benny Novak e Henrique Fogaça vão falar sobre como é possível fazer uma versão respeitosa desses ícones da gastronomia mundial.

O colunista de vinhos do Paladar estará à frente de diversas aulas e degustações. E ele faz um convite: venha compartilhar vinhos.

Ana Soares, Mara Salles e Neide Rigo estão juntas mais uma vez na aula mais concorrida do Paladar – Cozinha do Brasil. Este ano, falam sobre sua grande pesquisa do doce na cultura brasileira. É no dia 4 de maio (sábado) às 11h.

A cozinheira Lourdes Hernández e Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó, estarão juntos na aula “Tortilha e tapioca: embaixadores do México e do Brasil”, domingo, dia 5 de maio, no Paladar – Cozinha do Brasil. A cozinheira promete diversão e uma saborosa degustação.

Isabela Raposeiras, dona do Coffe Lab (São Paulo) dará duas aulas no 7º Paladar – Cozinha do Brasil. Uma ensinando como preparar um café profissional em casa e outra dando dicas sobre como avaliar os cafezinhos servidos em restaurantes. Clique aqui para saber mais.

Tags:

Ficou com água na boca?