Paladar

100 Barricas de Chile

15 abril 2014 | 19:34 por Marcel Miwa



FOTO: Divulgação

Quem está familiarizado com o mundo do vinho sabe o quanto é difícil compatibilizar as personalidades de diferentes enólogos. Imagine reunir um comitê com 100 seres desta categoria! Pelo visto, no Chile isto foi possível, pois recentemente foi lançado o vinho 100 Barricas de Chile, do projeto Top Winemakers. Nesta terceira edição, a proposta foi produzir um vinho com a participação de 100 vinícolas e 100 enólogos que atuam no Chile. A produção total, claro, é de 100 barricas (22.500 litros).

Na primeira edição de Top Winemakers, foi lançada uma caixa com 10 garrafas de vinhos feitos por 10 diferentes enólogos, a partir de um único vinhedo da safra 2007. Na safra 2010, em sua segunda edição, foram produzidos os vinhos 5×20, dois tintos produzidos por duas equipes enológicas: uma com 5 enólogas e a outra com 5 enólogos.

Para o 100 Barricas de Chile, Rafael Prieto, idealizador do projeto, decidiu mostrar o potencial da Cabernet Sauvignon chilena na colheita de 2011 e a capacidade de união e integração das vinícolas e enólogos chilenos. O vinho final é formado por amostras que partem do vale de Elqui até o Maule, e da Cordilheira até a Costa. Na fase inicial, foram definidas mesclas por vales. Estas amostras foram mescladas e dali saíram apenas 3 vinhos, que disputaram a grande final. O vitorioso foi pelo vinho composto por 93% Cabernet Sauvignon, 5% Syrah, 1% Carmenère e 1% Carignan. No rótulo estão descritas as 100 vinícolas que colaboraram com o projeto.

Na degustação, o vinho ainda está bastante jovem e pede alguns anos de garrafa para que os taninos e os aromas do carvalho se integrem. Há boa tipicidade da casta (taninos finos e potentes, bom frescor, aromas de frutas vermelhas maduras, cedro e baunilha) com concentração normalmente associada aos grandes vinhos.

O lado mais divertido de provar este vinho foi imaginar qual seria o resultado se tentassem reproduzir este conceito em outras partes do mundo. Acho que alguns não chegariam a existir. O 100 Barricas de Chile pode ser comprado em terruares.com, ao preço de pré-venda de R$ 299,00 (R$ 435,00 após este período).

Tags: