Paladar

A melhor carta de vinhos da América do Sul

25 julho 2014 | 16:28 por Marcel Miwa

Por Guilherme Velloso

O restaurante Taste-Vin, de Belo Horizonte, é presença obrigatória em todas as listas dos melhores da cidade. É conhecido, igualmente, pelo escopo e qualidade de sua carta de vinhos. Não por acaso, Rodrigo Fonseca, chef e um dos dos proprietários do restaurante, é também, junto com Orlando Rodrigues, dono da importadora de vinhos Premium.

O restaurante nasceu primeiro, em 1988; a importadora pouco mais de dez anos depois, em 1999. Embora tenha sido a primeira a investir nos então pouco conhecidos rótulos da Nova Zelândia, ela hoje representa mais de 100 produtores de diversos países. Já o carro-chefe do Taste-vin são os afamados soufflés, herança de um rápido estágio de Fonseca na cozinha do Marcel, em São Paulo, especializado nesse clássico da culinária francesa.

Taste-Vin, em Belo Horizonte/Divulgação

Ao longo dos anos, a carta de vinhos do Taste-Vin vem sendo premiada com o “Best of Award of Excellence” da revista especializada Wine Spectator. Agora, recebeu reconhecimento ainda mais importante: o de Melhor Carta de Vinhos da América do Sul. O título veio com a primeira premiação desse tipo concedida pela revista inglesa The World of Fine Wine, que circula apenas quatro vezes por ano, e que conta, em sua equipe de colaboradores, com nomes respeitadíssimos no mundo do vinho, como os ingleses Hugh Johnson, Jancis Robinson e Oz Clarke, o francês Michel Bettane e muitos outros.

Embora particularmente forte em vinhos franceses, em sintonia com a culinária de Fonseca, a carta do Taste-vin é bastante abrangente, como sugere sua apresentação: “Vinhos da Casa”, “Champagnes e Espumantes”, “Nossa seleção de grandes vinhos” e “Vinhos de todo o mundo”. Entre as outras cartas de vinho premiadas pela revista, a do hotel vienense Palais Coburg Residenz foi eleita a melhor do mundo. E a do restaurante da vinícola sul-africana Rust en Vrede, cujos vinhos são vendidos no Brasil pela importadora Vinci, como a melhor daquele país.

Tags:

Ficou com água na boca?