Paladar

Melhores do Chile

04 dezembro 2014 | 16:39 por Marcel Miwa

Por Guilherme Velloso

A 12a. edição do Annual Wines of Chile Awards (AWoCA), a mais importante premiação de vinhos chilenos, foi a primeira realizada fora do próprio país. Escolher o Brasil para sediá-la não foi mera gentileza de nossos simpáticos vizinhos. O Brasil é, hoje, o 5º maior mercado para os vinhos chilenos no mundo. E o Chile responde por mais de 40% das importações brasileiras de vinhos, deixando a Argentina ainda longe em 2º lugar.

Para a edição deste ano foram inscritos 639 vinhos de 92 vinícolas. O juri foi composto exclusivamente por conhecidos sommeliers e especialistas brasileiros.Ao final, 88 amostras receberam medalha de ouro. Mas a indicação mais aguardada era a dos 14 melhores em cada uma das categorias em que a premiação é dividida e a do chamado “Best in the Show”, ou seja, o melhor entre os melhores. Os resultados trouxeram algumas surpresas e a maior delas talvez tenha sido a escolha de um vinho à base de Syrah como o melhor do concurso, comprovando a ascensão dessa uva no país que ainda tem na Cabernet Sauvignon e na Carmenère suas tintas mais emblemáticas.

Outra surpresa foi a escolha de um rosé a base da uva Cinsault, relativamente pouco plantada no Chile. E ainda o fato de que nenhuma das três vinícolas indicadas em mais de uma categoria (Casa Silva, De Martino e Falernia) integra a lista das maiores e/ou mais conhecidas do Chile no Brasil, pelo menos fora do círculo dos especialistas. A seguir, a relação dos 15 vinhos premiados em suas respectivas categorias.

Best in Show
Syrah Gran Reserva 2012/ Vinã Casas del Bosque

Premium Red
Armida 2009/ De Martino

Premium White
Amelia 2013/ Concha y Toro

Other Reds
Tama Vineyard Selection Carignan 2013/ Vinã Anakena

Other Whites
Single Vineyard Neblina Riesling 2011/Leyda

Blends
5 Cepas 2013/ Casa Silva

Rosé
Gallardia del Itata Cinsault 2014/ De Martino

Sparkling Wine
Brut Nature/ Viña Morandé

Late Harvest
Erasmo Late Harvest Torontel 2009/ Erasmo

Cabernet Sauvignon
Gran terroir de los Andes — Los Lingues CS 2012/ Casa Silva

Carmenère
Carmenère Reserva 2013 Pedriscal Vineyard/ Falernia

Pinot Noir
Pinot Noir Reserva 2013/ Falernia

Syrah
Syrah Gran Reserva 2012/ Casas del Bosque

Chardonnay
Tarapacá Gran reserva Chsrdonnay/ Viña Tarapacá

Sauvignon Blanc
SpecialtiesSauvignon Blanc Ocean Side 2014/ santa Carolina

 

Ficou com água na boca?