Paladar

Festa da Pupunha no Vale do Ribeira

Festa da Pupunha no Vale do Ribeira

08 setembro 2011 | 16:48 por Fernanda Yoneya
Pupunheira na Fazenda Aruanã, em Itacoatiara (AM). Na região amazônica, tradição é consumir os frutos da palmeira. CRÉDITO: MÁRCIO FERNANDES/AE

 

Até domingo ocorre em Juquiá (município a 130 quilômetros de São Paulo), no Vale do Ribeira, a 3.ª Festa da Pupunha e do Agronegócio. O Vale do Ribeira é responsável por quase 60% da produção de palmito pupunha do Estado.

Além da degustação de receitas locais, como doce de palmito, será lançado durante o evento o livro de receitas da Família Floresta, especializada na produção de palmito. O livro apresenta dez sugestões culinárias tradicionais – duas delas assinadas pela chef Cris Macarrone.

A festa também terá seminários, palestras e minicursos. Amanhã (dia 9), às 8 horas, ocorre o 1.º Seminário Estadual de Palmito Pupunha, com participação do fundador do Instituto Palmito Seguro, Khalil Yepes Hojeije.

No sábado (dia 10), também às 8h, será realizado o 2.º Encontro da Família Produtora de Banana do Vale do Ribeira. Neste dia haverá minicursos gratuitos na área de industrialização de palmito e cuidados sanitários, de culinária à base de pupunha, além de recomendações de boas práticas de manipulação de alimentos e sobre palmito pupunha minimamente processado.

Para encerrar a programação dos eventos técnicos, no dia 11 de setembro (domingo), das 9h30 às 13h, será realizado dia de campo sobre o corte de palmito e demonstração de controle biológico.

A Festa da Pupunha ocorre no Centro de Eventos de Juquiá. Mais informações, tel. (0–13) 3844-3983 ou e-mail agricultura@juquia.sp.gov.br

Siga o Agrícola no Twitter.

Tags: