Paladar

Receitas com café

Receitas com café

20 janeiro 2011 | 09:00 por Fernanda Yoneya

Café vira ingrediente versátil em bebidas. CRÉDITO: REPRODUÇÃO

Café de terreiro ou natural, café despolpado, descascado, cafés de bebida suave, ácidos, encorpados, aromáticos, menos especiais. O Brasil produz esses e outros blends, que podem ser consumidos como bebida ou virar um ingrediente versátil numa receita.

Algumas dessas receitas estão no livro A qualidade do café e opções para o consumo, que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) reeditou. A primeira edição do livro é de 2000 e, por muitos anos, a publicação ficou esgotada. Atendendo a pedidos, a Epamig atualizou a obra e a relançou no fim do ano passado.

As receitas são divididas em Coquetéis, Bolos, Sobremesas, Pratos salgados e Delícias light à base de café. O livro também conta a história de como o café chegou o Brasil, os tipos de bebidas produzidos aqui, dá informações técnicas, como secagem e armazenamento, e dicas para o preparo de um bom café – seja um expresso ou um cafezinho de coador.

Algumas dicas do livro (para o preparo de café em coador de papel):

– Utilize café com moagem média ou fina;
– Use uma medida padrão: a recomendação são de 50 a 80 gramas de pó para 1 litro de bebida;
– Espalhe o pó no coador sem apertá-lo;
– Não espere a água ferver. Antes da fervura, despeje a água lentamente (o tempo de contato entre água e café não deve exceder 6 minutos), no centro do filtro, sem mexer com a colher;
– Não repasse a bebida já pronta no coador. O café fica amargo e desagradável.

O livro é de autoria dos engenheiros agrônomos Adélia Aziz Alexandre Pozza, Paulo Tácito Gontijo Guimarães e Maria Inês Nogueira Alvarenga e do administrador rural Marcelo Márcio Romaniello. Custa R$ 25 e pode ser adquirido na Epamig, pelo telefone (0–31) 3489-5002 ou e-mail publicacao@epamig.br (fora de Belo Horizonte, o livro é enviado por Sedex).

Siga o Agrícola no Twitter.

Tags: