Paladar

Setembro é o mês da alcachofra em Piedade (SP)

Setembro é o mês da alcachofra em Piedade (SP)

13 setembro 2011 | 16:34 por Fernanda Yoneya

CRÉDITO: EPITÁCIO PESSOA/AE

 Setembro é sinônimo de alcachofra em Piedade (SP) e a flor comestível está em plena colheita no município. Este ano o clima ajudou e até a geada veio na hora certa, no fim de julho/início de agosto, antes da fase de florescimento da planta, segundo o produtor George Osako. “Fez bastante frio e a geada, quando não pega a flor, não prejudica a produção. A safra está ótima”, diz o agricultor.

Até janeiro, os 14 agricultores que compõem a Associação dos Produtores de Alcachofra devem colher de 300 mil a 400 mil caixas da flor (cada caixa tem de oito a 15 alcachofras e está cotada para o produtor entre R$ 20 e R$ 30 ), em área de cerca de 200 hectares. Piedade é o maior produtor do País e, junto com Ibiúna e São Roque, representa 90% da safra nacional.

Ficou com água na boca?

O município aproveita a safra de setembro, que é a maior e mais longa – vai atá janeiro –, para promover o tradicional Roteiro Gastronômico da Alcachofra em Piedade. Durante todo mês de setembro, é possível provar pratos à base de alcachofra nos restaurantes e pousadas da cidade. E este ano, quem se interessa pela parte “agrícola” da alcachofra, tem a chance de visitar uma propriedade produtora. Durante a visita será possível conhecer o cultivo e as etapas de processamento e ainda levar para casa a flor in natura e conservas de alcachofra, diretamente do produtor.

George Osako é o produtor que se dispôs a receber visitantes este ano em seu sítio, onde prepara conservas sob a marca Regina. “Os visitantes vão poder conhecer a lavoura, a colheita e o processamento da alcachofra. E também adquirir produtos diretamente no sítio”, diz ele, que, com a mulher, Regina, tem uma agroindústria. “Faço conservas com o fundo e o botão da alcachofra e com a flor inteira. É só ligar e marcar a visita. Agricultor não tem fim de semana, então pode ser em qualquer dia da semana.” Para agendar uma visita, o tel. é (0–15) 3299-4242.

No Restaurante Estação Boca do Monte, por exemplo, além da tradicional alcachofra cozida e recheada, há opção de harumaki, pastéis, tortas, sopa, salada e fundo de alcachofra gratinado. Além do Roteiro Gastronômico, que ocorre o mês inteiro, nesta semana, de 15 a 17 de setembro, haverá a Exposição Agrícola de Piedade (Expap 2011), com exposição de máquinas e de produtos agrícolas tradicionais da região, como alcachofra e morango.

Siga o Agrícola no Twitter.