Paladar

Arroz de Braga

17 março 2007 | 18:58 por Jamil Chade

Já deu para perceber que gosto de arroz. O tema é mesmo saboroso e imenso. Todos os países que consomem arroz têm receitas nas quais esse vegetal aparece combinando com aves, frutos do mar e assim por diante.

Os arrozes feitos com frango, as galinhadas e que tais são mais do que atraentes, como mostra este arroz de Braga, um legítimo prato português nascido nas cozinhas brasileiras.

Talvez algum português de dessa cidade do Norte de Portugal tenha tido a felicidade de combinar os ingredientes e a receita tenha sido batizada com o nome de sua cidade de origem.

Si non é vero, é bene trovato. Em Braga, no Norte da Itália, ninguém conhece e os garçons se divertem com os brasileiros que pedem o prato.

Vai muito bem com um Cabernet Sauvignon ou Merlot brasileiro, normalmente ligeiros e com pouco tanino.

Ingredientes:

1 frango de mais ou menos 1 quilo e 500 gramas cortado nas juntas;
4 xícaras de chá de arroz;
3 tomates sem peles, sementes e picados;
2 cebolas picadas;
1 dente de alho picado;
250 gramas de toucinho ou bacon cortado em tiras de perto de um centímetro;
300 gramas de lingüiça toscana em rodelas de mais ou menos um centímetro de espessura;
150 gramas de paio cortado em rodelas;
3 colheres de sopa de óleo de milho (ou de banha de porco);
100 gramas de ervilhas frescas;
1 folha de de louro;
300 gramas de folhas de repolho branco;
sal e pimenta-do-reino.

Utensílios: uma faca de cozinha, uma tábua de cozinha, um escorredor de arroz, uma panela grande, uma colher de paú, uma escumadeira e pratos para dispor os ingredientes.

Modo de preparo:

Salgue e apimente os pedaços de frango. Esquente o óleo numa panela e doure as tiras de toucinho. Retire e reserve.

Na mesma panela, refogue os pedaços de frango, o que pode ser feito em etapas. O frango deve ficar bem douradinho. Retire e reserve.

Sempre na mesma panela, refogue as rodelas de paio e de lingüiça, que devem ficar bem douradas. Retire e reserve.

Coloque a cebola e o alho na panela e refogue rapidamente. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Junte o arroz e refogue durante uns três ou quatro minutos, mexendo com a colher de pau, como se estivesse fazendo o prato do dia-a-dia.

Junte os tomates, as ervilhas e a folha de louro. Retorne à panela os pedaços de frango, o toucinho, o paio e a lingüiça. Cubra com um litro e meio de água quente. Salgue e apimente com cuidado. Atenção, pois os embutidos e o toucinho já são salgados.

Cozinhe no fogo médio durante uns 30 minutos. Rasgue as folhas de repolho branco com a mão e coloque na panela. Misture tudo muito bem e cozinhe durante mais uns 20 minutos. Vá vigiando a panela. Se necessário, coloque mais água. Verifique o ponto e o tempero.

O arroz de Braga é mole, molhado, diferente do prato do dia-a-dia, soltinho.

Boa receita e bom final de semana!

Ficou com água na boca?