Paladar

Bacalhau Rico

19 março 2008 | 12:09 por Jamil Chade

Um prato que me acompanha há anos e que só tem um defeito: o preço, pois demanda ingredientes caros e de primeira mesmo. A receita já apareceu no blog, mas volta a pedidos, no embalo da Semana Santa.

Uma fusão de duas receitas, a de minhas amigas, as Tatas, com o toque de um primo, o Antônio Arruda, que sempre colocava cabeças de alho inteiras em suas famosas bacalhoadas. É impressionante o sabor do alho. Ele não deixam o prato forte. Ao contrário, parece que os dentes de alho com as cascas “chupam” o sabor do bacalhau e do azeite e ficam delicados, como um purê.

Ingredientes:

2 quilos de bacalhau em postas bem espessas;
2 quilos de batatas pequenas;
2 quilos de cebolas pequenas;
4 ou 5 cabeças inteiras de alho;
1 ½ litro de azeite de oliva (aproximadamente)..

Utensílios:

Uma vasilha grande para dessalgar o bacalhau; uma panela de barro grande que possa ir ao fogo ou de ferro bem pesada, com o fundo espesso; uma tábua de cozinha; faca de cozinha e pratos para depositar os ingredientes.

Modo de fazer:

1-Corte o bacalhau em quadrados de uns cinco a sete centímetros. Coloque numa vasilha, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe dessalgando, sempre na geladeira, durante 48 a 60 horas. Troque de água umas quatro ou cinco vezes por dia. Sempre na geladeira. Se as postas não forem muito espessas, 48 horas bastam.

2- Umas três horas antes de servir o prato, prepare os demais ingredientes. Descasque as batatinhas. Também descasque as cebolas pequenas, dessas usadas para fazer picles. Retire as palhas mais grossas das cabeças de alho, mas as mantenha inteiras. Escorra o bacalhau.

3- O prato pode ser feito no forno ou no bico de gás. Se for feito no forno, é bom colocar o refratário numa assadeira para evitar que o azeite fervendo caia no forno.

4- Monte o prato no recipiente escolhido (cumbuca de barro, ou panela pesada e espessa). Primeiro, forre com uma camada de batatas pequenas. Depois, disponha as postas, os quadrados de bacalhau. Entre as postas de bacalhau, vá encaixando as cabeças inteiras de alho.

5- Finalmente, disponha uma camada de cebolas pequenas. Coloque o azeite de oliva até cobrir as cebolinhas A quantidade vai depender do tamanho do recipiente. Leve ao fogo (ou ao forno). Fogo bastante baixo. O óleo deve tremer ligeiramente e não borbulhar. O tempo vai depender da qualidade dos ingredientes. Costuma levar umas duas horas de fogo.

6- Vá verificando o ponto das pequenas cebolas. Quando elas estiverem cozidas, o prato está pronto. Sirva no próprio recipiente em que foi feito.