Paladar

Bolo de carne à moda norte-americana

12 março 2008 | 15:25 por Jamil Chade

Alguns estranharam a receita de Camembert frito que colocamos no Blog há algumas semanas. Sinceramente, continuo sem perceber a razão de tanta polêmica, pois Camembert e outros queijos costumam entrar derretidos num sem número de preparações.

Basta lembrar dos sanduíches, dos hambúrgueres com queijo (que muitos que não cultuam a língua “traduzem” para cheeseburger), filé com queijo, o glorioso Bauru e assim por diante. A lista é mesmo grande e sempre passa pelo filé à parmigiana uma preferência nacional. Na Itália, nunca vi receita igual. O que há é a berinjela à parmigiana, que também é deliciosa.

Mas vou voltar ao tema do Camembert derretido num bolo de carne à moda norte-americana, que é uma delícia. Um ótimo prato para fim-de-semana.

Ingredientes:

2 ovos;
3 colheres de sopa de manteiga;
1 cebola média;
6 ramos de salsinha;
1 queijo Camembert;
100 gramas de bacon moído;
1 gema de ovo crua;
600 gramas de alcatra moído;
1 colher de chá de molho inglês;
1 colher de café de estragão seco;
2 colheres de sopa de manteiga;
sal e pimenta-do-reino.

Utensílios:

1 faca, uma tábua de cozinha,uma vasilha grande para misturar os ingrediente, um refratário grande para assar o bolo, uma panela pequena para cozinhar os ovos, uma escumadeira, uma espátula bem grande e pratos para dispor os ingredientes.

Modo de fazer:

1-Cozinhe os dois ovos. Descasque, corte em rodelas e reserve.

2- Pique muito bem a cebola e a salsinha. Reserve separadamente. Devemos conseguir uma generosa colher de sopa de salsinha picada.

3- Retire a casca do queijo. Devemos ficar com 200 gramas de Camembert. Corte em pequenos dados.

4- Combine numa vasilha uma colher de sopa de manteiga, a cebola picada, a salsinha picada, o bacon moído, a carne moída, a gema crua, o molho ingllês,o estragão e a salsinha. Misture tudo bem com as mãos até conseguir uma massa homogênea. Salgue e apimente com muito cuidado. Lembre-se que o queijo e o bacon são salgados.

5-Esquente o forno. Fogo médio.

6- Prepare o bolo. Coloque a massa de carne numa superfície lisa e vá amassando com as mãos até chegar a uma espessura de perto de um centímetro. Deve ficar como um grande bife.

7- Espalhe por cima as rodelas de ovo cozido e os pedaços de Camembert. Procure distribuir as rodelas de ovo e o queijo por toda superfície.

8- Usando a espátula e ajudando com a escumadeira, vá enrolando com bastante cuidado, como se fosse um rocambole. Quem quiser, pode montar o prato diretamente num refratário, fartamente untado com manteiga, alternando as camadas de carne com as rodelas de ovo e pedaços de queijo.

9- Unte fartamente o refratário com uma colher de manteiga.

10- Transfira o “rocambole” para o refratário e espalhe por cima a colher de sopa de manteiga que sobrou, Asse durante uns 40 minutos. Vá verificando o assado, que deve ficar douradinho.

11- Sirva ainda quente, com o queijo derretendo.