Paladar

Bolo de Carne Moída com Camembert

05 novembro 2008 | 12:39 por Jamil Chade

Adoro receitas com queijos derretidos, como esta, que usa o Camembert e que estou usando em meu próximo livro com receitas adequadas aos vinhos mais conhecidos dos principais paises produtores (Chianti, Bordeaux, Rioja, Cabernet do Chile, Malbec de Mendoza e assim por diante).

Para cada vinho, uma receita. Para dar uma idéia aos leitores do blog de como vai ser o livro (se ele chegar ao prelo), “roubei” quase um capítulo sobre um prato que combina com os vinhos genéricos de Bordeaux e com muitos tintos leves, com pouco tanino, como os melhores feitos com a Merlot no Brasil.

O autor não vai reclamar da apropriação apressada e o editor não deve protestar, pois ainda não recebeu os originais que nem chegam ainda a ser originais, são penas “parcialmente originais”, precisam de mais vinhos e de mais receitas que combinem com tais tintos e brancos. O livro deverá ser editado, se o editor ainda quiser, quando eu conseguir superar a fase atual e voltar a encarar o teclado do computador, o que sempre acaba acontecendo.

Ingredientes:

2 ovos;
3 colheres de sopa de manteiga;
1 cebola média;
6 ramos de salsinha;
1 queijo Camembert;
100 gramas de bacon moído;
1 gema de ovo crua;
600 gramas de alcatra moído;
1 colher de chá de molho inglês;
1 colher de café de estragão seco;
2 colheres de sopa de manteiga;
sal e pimenta-do-reino.

Utensílios:

1 faca, uma tábua de cozinha,uma vasilha grande para misturar os ingredientes, um refratário grande para assar o bolo, uma panela pequena para cozinhar os ovos, uma escumadeira, uma espátula bem grande e pratos para dispor os ingredientes.

Modo de Fazer:

1 – Cozinhe os dois ovos. Descasque, corte em rodelas e reserve.

2 – Pique muito bem a cebola e a salsinha. Reserve separadamente. Devemos conseguir uma generosa colher de sopa de salsinha picada.

3 – Retire a casca do queijo. Devemos ficar com 200 gramas de Camembert. Corte em pequenos cubos.

4 – Combine numa vasilha uma colher de sopa de manteiga, a cebola picada, a salsinha picada, o bacon moído, a carne moída, a gema crua, o molho inglês, o estragão e a salsinha. Misture tudo bem com as mãos até conseguir uma massa homogênea. Salgue e apimente com muito cuidado. Lembre-se que o queijo e o bacon são salgados.

5 – Esquente o forno. Fogo médio.

6 – Prepare o bolo. Coloque a massa de carne numa superfície lisa e vá amassando com as mãos até chegar a uma espessura de perto de um centímetro. Deve ficar como um grande bife.

7 – Espalhe por cima as rodelas de ovos e os pedaços de Camembert. Procure distribuir o queijo por toda superfície.

8 – Usando a espátula e ajudando com uma escumadeira, vá enrolando com bastante cuidado, como se fosse um rocambole. Quem quiser, pode montar o prato diretamente num refratário, fartamente untado com manteiga, alternando as camadas de carne com as rodelas de ovo e pedaços de queijo.

9 – Unte o refratário com uma colher de manteiga.

10 – Transfira o “rocambole” para o refratário e espalhe por cima a colher de sopa de manteiga que sobrou. Asse durante uns 40 minutos. Vá verificando o assado, que deve ficar douradinho.

11 – Sirva ainda quente, com o queijo derretendo.

Ficou com água na boca?