Paladar

Caldo Verde

05 maio 2008 | 23:31 por Jamil Chade

Toda vez que começa esfriar, eu me lembro desta receita de caldo verde, um prato rústico, típico dos camponeses do Norte de Portugal, do Minho, para ser exato. Uma sopa de batata, com muito azeite de oliva, couve picadinha e paio (ou chouriço, como na origem).

O ideal é tomar a sopa com uma boa broa de milho, como em Portugal. Eu já usei muitas vezes esta receita de uma amiga, da qual tenho saudades, a portuguesa Maria Teresa Batalha, que comandou um dos melhores restaurantes portugueses que São Paulo conheceu, o Marquês de Marialva, que faz falta.

Ingredientes:

200 gramas de couve manteiga (sem os talos);
650 gramas de batatas;
1 cebola;
1 ½ litro de água;
150 mililitros de azeite de oliva;
12 rodelas de paio (2 por pessoa);
sal e pimenta-do-reino.

Utensílios: uma panela grande, uma tábua de cozinha, uma faca, um liquidificador e pratos para abrigar os ingredientes preparados.

Modo de fazer:

– Corte a couve em tiras bem finas, como a de feijoada. Para isso, faça um rolo com as folhas, como se fosse um charuto e depois corte em tiras. Lave e seque muito bem.

– Descasque as batatas. Devemos conseguir 600 gramas de batatas descascadas.

– Esquente a água (1 litro e meio) numa panela grande e coloque as batatas, a cebola descascada e metade do azeite de oliva.

– Cozinha durante uns 20 minutos. Apague o fogo, deixe esfriar um pouco e passe pelo liquidificador para consegui um caldo grosso.

– Volte esse caldo à panela, tampe e cozinhe durante mais cinco minutos, apenas para engrossar.

– Acrescente as fatias de paio e o resto do azeite. Salgue e apimente.

– Logo depois, uns dois ou três minutos antes de provar, junte a couve, que deve apenas murchar, mas não ficar mole. Ela deve ficar bem al dente.

Ficou com água na boca?