Paladar

Camarão na Moranga

15 dezembro 2008 | 11:23 por Jamil Chade

Alguns pratos são exibicionistas, têm vocação para o teatro e querem monopolizar os olhares à mesa. Alguns desses, ale de tudo isso, são também gostosos, como este camarão na moranga com catupiry, uma ótima lembrança para as festas de fim de ano.

A preparação pode dar medo, mas é relativamente simples. É preciso algum cuidado na compra e preparo da moranga, mas o recheio de camarão é mais do que simples.

A moranga é um tipo de abóbora arredondada. Escolha uma moranga média, madura, mas ainda firme e sem defeitos na casca.

Ingredientes:

1 moranga;
1 quilo de camarão grande (ou médio) já limpo;
6 colheres de sopa de óleo de milho;
3 colheres de sopa de manteiga;
1 limão;
1 cebola picada;
1 colher de chá de páprica doce;
2 colheres de sopa de mostarda tipo Dijon;
1 dose de conhaque (opcional);
2 colheres de café de farinha de trigo;
500 gramas de creme de leite fresco;
400 gramas de catupiry;
sal e pimenta-do-reino.

Modo de Fazer:

1 – Prepare a moranga. Primeiro corte a tampa. Depois, retire as sementes com uma colher, preservando a polpa. Unte, então, toda a casca da moranga com óleo de milho. Umas quatro colheres de óleo de milho.

2 – Disponha numa assadeira e leve ao forno durante uma hora. Fogo realmente baixo, em torno dos 120 graus. Vá vigiando o forno. A moranga não pode passar demais, isto é escurecer. Quem quiser, pode envolver a moranga no papel alumínio para evitar que ela escureça.

3 – Enquanto a moranga estiver no forno, prepare o recheio. Salgue, apimente e tempere os camarões com o suco de um limão.

4 – Esquente três colheres de sopa de manteiga e duas colheres de sopa de óleo de milho numa panela e refogue rapidamente uma cebola picada, que deve apenas murchar, sem mudar de cor.

5 – Coloque os camarões e refogue durante um ou dois minutos de cada lado, apenas para mudar de cor. Tempere os camarões com uma colher de chá de páprica doce e duas colheres de sopa de mostarda.

6 – Se optar por flambar com o conhaque, afaste a panela do fogão, espalhe por cima o aguardente e acenda com um palito de fósforo. É mais prudente flambar longe do fogão.

7 – Dissolva duas colheres de café de farinha de trigo no creme de leite e coloque na panela. Deixe reduzir e engrossar durante três ou quatro minutos no fogo médio. Junte o catupiry. Espere o requeijão derreter bem, salgue apimente se quiser e o recheio está pronto.

8 – Retire a moranga do forno, recheie com os camarões no catupiry e leve à mesa com toda a pompa e circunstância que a receita merece.