Paladar

Canja de Peru

22 dezembro 2008 | 14:11 por Jamil Chade

Aí vai, mais uma vez, uma receita que eu adoro e que repito todos os anos. Ela merece e espero poder repeti-la muitos e muitos anos. Façam figa. A propósito, Boas Festas para todos.

Não sabe o que fazer com as sobras do peru da ceia de Natal? Seus problemas acabaram, pois esta canja é deliciosa e ótima para compensar eventuais (e prováveis) excessos da noite anterior. Ela dá um ótimo aproveitamento para as carnes que normalmente sobram na carcaça da ave. A quantidade de arroz deve ser proporcional à quantidade de carne que ficou.

Normalmente, dá uma receita generosa, para oito pessoas, ou mesmo mais. Quem quiser, pode fazer esta receita usando as coxas e sobrecoxas de peru que são vendidas em bons supermercados. Nesse caso, tempere e asse as coxas e sobrecoxas bem temperadas e só depois faça a sopa.

Ingredientes:

Carcaça do peru da noite anterior;
2 cebolas cortadas em rodelas (para o caldo);
1 cenoura cortada em rodelas;
1 talo de salsão em pedaços;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de óleo de milho;
10 xícaras de café de arroz;
1 cebola picada (para o arroz);
1 dente de alho bem picadinho;
sal;
pimenta-do-reino;
queijo parmesão ralado (para servir).

Utensílios:

Uma panela bem grande para fazer o caldo e a canja; uma faca; tábua de cozinha, uma colher de pau; uma escumadeira e pratos para os ingredientes.

Modo de fazer:

1 – Primeiro, é preciso limpar muito bem a carcaça para livrá-la de eventuais restos de farofa. Uma etapa muito importante mesmo.

2 – Vá limpando a carcaça e colocando os ossos e as carnes na panela grande. Junte também as cebolas cortadas em rodelas, a cenoura e o salsão.

3 – Cubra com bastante água, perto de três litros e leve ao fogo fraco durante umas três horas. As carnes, os ossos e os vegetais vão dar o caldo que vai servir para fazer a canja. Se necessário, coloque mais água.

4 – Retire os ossos e coloque num prato grande para esfriar. Espere esfriar um pouco, coe e reserve o caldo.

5 – Com as mãos, retire as carnes que ficaram junto aos ossos e reserve. Jogue os ossos fora,

6 – Temos, então, um belo caldo e as carnes.

7 – Comece a fazer a canja. Esquente a manteiga e o óleo de milho numa panela grande e coloque o arroz. Refogue durante uns dois ou três minutos, sempre mexendo com a colher de pau. Exatamente como se estivesse fazendo o arroz do dia-a-dia.

8 – Cubra com a água e coloque a carne do peru. Perto de dois litros d´água.

9 – Cozinhe durante uns 25 minutos a meia hora, até o arroz ficar bem molinho.

10 – Salgue, apimente e está pronto.

11 – Sirva com o parmesão ao lado.

Ficou com água na boca?